• testando

    “A Casa Amarela” será lançada nesta sexta, dia 12

    Literatura- Cultura

    1124 Jornal A Bigorna 09/07/2019 13:00:00

    Acontece nesta sexta-feira, dia 12,  o lançamento do livro ‘A Casa Amarela’, do advogado e escritor Renato Gonçalves Silva. O local será no Emporium Café a partir das 19h30, com total apoio do empresário João Guerra. O lançamento também terá a participação especial do grupo musical Da Casa, já conhecido pelo público que aprecia boa música e cujos integrantes fazem parte do Centro Literário Anita Ferreira de Maria. O livro já foi lançado em Bauru recentemente e teve grande repercussão em Avaré (cidade do autor) dada a causa que motivou a obra: a renda integral será revertida às Casas de Apoio do Hospital Amaral Carvalho de Jaú. Para quem não sabe, estas Casas de Apoio acolhem pacientes em tratamento oncológico e também seus acompanhantes, que não têm condições de arcar com os custos de alimentação e hospedagem durante a permanência em Jaú. Sem estas Casas, muitos pacientes abandonariam o tratamento. Enquanto o índice de desistência é de 16% no Estado de São Paulo, em Jaú, por conta das Casas de Apoio, o percentual de abandono é zero. Para manter essas Casas, o Hospital não recebe recursos governamentais, e depende totalmente de doações.

    Sensibilizado pela causa, o advogado decidiu lançar uma coletânea de suas poesias no livro intitulado “A Casa Amarela” (nome de um dos poemas) e com a ajuda de amigos, conseguiu imprimir a obra sem custo, cerca de 3 mil livros com um único objetivo: reverter 100% das vendas para estas casas de apoio. A causa ganhou outros apoiadores e o livro está batendo recortes de vendas. Várias empresas também tem comprado o livro em quantidades maiores, recebendo o selo de “Empresa Solidária”, como a UniFSP, Proeste, Scarcelli Embalagens, Fertiliza, Gran Corte, Lorsa, Bizungão, entre outros.

    A divulgação também conta com apoio de toda a imprensa como Eduvale FM, Do Vale TV, Revista Atenção, Jovem Pan, Sabuguinho, A Bigorna, Ogunhe, jornal in Foco, rádios Interativa e Avaré.

    Em Avaré, o livro (preço único de R$ 49,90) pode ser adquirido na livraria Salamandras e restaurantes Alecrim, Mix Cookery e Oriental Mix. Na internet, ele é encontrado nos sites das lojas Americanas, Amazon, Submarido e no Canal 6.

     

    Mais sobre o autor e a obra

    Formado pela faculdade de Bauru Instituição Toledo de Ensino e Pós-Graduado em Direito Civil, Processo Civil e Mestre em Direito Tributário, Renato Gonçalves é um dos mais renomados advogados de toda a região. Agora ele revela  seu lado artístico de poeta artífice. “A Casa Amarela” reúne poesias bem escritas e elaboradas, cativando os leitores, que se apaixonam pelas passagens e situações que as mesmas refletem (muitas poesias já premiadas em concursos nacionais).

    A CASA AMARELA nasceu do meu sonho acalentado por mais de 10 anos de lançar um livro de poesias.A obra contem 100 poesias escolhidas entre as muitas escritas durante mais de 30 anos. Este projeto, fundado no amor buscava uma causa social para apoiar, quando então, há três anos, conheci um grupo, que hoje integro , chamado “AMIGOS DE JACUBA”;  são empresários, profissionais liberais e industriais, que se dedicam a promover há 10 anos, através do consagrado “Leilão Solidário em prol das casas de apoio do Hospital Amaral Carvalho”, agora em sua 10ª edição e que ocorre todos os anos nos dias 17 e 18 de agosto, na cidade de Jacuba. Nascia aí a ideia de publicar um livro, totalmente voltado a estas Casas de Apoio”, explica o autor.

    Segundo ele, estas casas de apoio acolhem e hospedam 1.000 pacientes por mês, fornecem 5.000 refeições mês e concedem hospedagem digna a pessoas, em sua grande maioria, carentes de condições financeiras, portadores de câncer, muito debilitadas ou pela terrível doença ou pelos tratamentos que recebem. Sensibilizado pela causa, o advogado decidiu então publicar 3.000 livros da obra - o que só foi possível graças a um amigo, Wellington Reader, o “Teco”, proprietário da Gráfica & Editora Viena, da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, que doou integralmente a montagem e a editoração da obra. “A partir daí, todos os livros foram doados em prol das “CASAS DE APOIO”, imprescindíveis à continuidade do tratamento dispensado aos portadores de câncer, que conseguem hoje alcançar o índice zero de abandono dos tratamentos”, frisa o autor, reiterando : “Toda a renda obtida com a venda dos livros está sendo revertida a estes hóspedes/pacientes das casas de apoio, somando, assim forças para manter este importante serviço de acolhimento. Vale ressaltar que estas casas de apoio não recebem nenhum tipo de ajuda financeira dos Governos Municipal, Estadual e Federal e dependem exclusivamente da doação voluntária e do trabalho destes incansáveis voluntários que as servem”.

    Os poemas que compõem “A CASA AMARELA” refletem o cotidiano, são dotados de forte carga emocional e traduzem para o dia-a-dia as experiências da vida, do amor, valorizando sobremaneira a vivência do autor, mas de todos os leitores. “O livro A CASA AMARELA e eu, encontramos na causa que envolve as “CASAS DE APOIO” do HOSPITAL AMARAL CARVALHO, a oportunidade de ajudar o próximo, de fazer pelas pessoas, notadamente as carentes. Cada centavo arrecadado com a venda deste livro, é revertida em alimentos, roupas, manutenção das hospedagens e possibilita a renovação da esperança por dias melhores dos acolhidos e tratados. Trata-se de uma obra que encampa uma proposta social honesta, voluntária e relevante, além de refletir o espírito altruísta”, reafirma, entusiasmado com a adesão das pessoas ao projeto.

     

    (Texto e foto Cida Koch – MTB 44331)

     

    IMAGENS ANEXADAS

    “A Casa Amarela” será lançada nesta sexta, dia 12
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também