• testando

    Avaré: Audiência sobre Enchentes reúne autoridades e sociedade civil

    Audiência sobre Enchente

    1444 Jornal A Bigorna 06/03/2020 11:50:00

    A Câmara Municipal de Avaré sediou, na noite da última quarta-feira, 04, a quarta audiência da Frente Parlamentar Municipal de Combate às Enchentes. A reunião serviu para o grupo mostrar iniciativas para minimizar os efeitos das cheias no centro da cidade, além de abrir espaço para os cidadãos envolvidos apresentarem suas experiências quanto ao assunto.

    Aproximadamente 70 pessoas, entre envolvidos com o problema e estudantes das faculdades Eduvale e Unifsp participaram da audiência; a Prefeitura foi representada pelos secretários Abelardo Ferreira Mendes (Serviços), Judésio Borges (Meio Ambiente) e Alexandre Leal Nigro (Transportes e Sistema Viário), além de José Vasconcelos Araújo Silva, da Defesa Civil e de Jorge Narciso de Matos Júnior, gerente da Sabesp para a região de Avaré.

    Responsável pela frente parlamentar, o presidente da Câmara, Francisco Barreto de Monte Neto apresentou, durante a reunião, vídeos e fotos de áreas em que, segundo informações coletadas pelo vereador, a Prefeitura poderia, de forma paliativa, construir piscinões para absorção do excedente das águas das chuvas. “São locais passíveis de desapropriação. A abertura desses piscinões evitaria que as áreas centrais da cidade recebessem, de forma direta, as águas que descem dos bairros das zonas Sul e Leste do perímetro urbano”, destacou ele durante sua manifestação.

    Também foi levantado, no encontro, a intenção do Executivo de estruturação de projeto para beneficiar a população atingida pelo problema. A medida, conforme veiculado, seria direcionada aos moradores que não podem mais residir em suas casas, dando a estes isenção quanto ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), seguindo moldes de projeto de lei similar adotado pela Prefeitura de São Paulo. “Foi informado que essa resolução ainda está em estudo. Após finalizada e devidamente analisada pelo Legislativo, será de grande valia para muitas pessoas prejudicadas ao longo dos anos”, destacou Barreto do Mercado. Vale destacar que a ideia do projeto partiu do atual presidente da Câmara durante conversas com setores responsáveis do Executivo.

    “É injusto não poder morar e nem alugar um imóvel e, ainda, ter que arcar com a taxação existente”, frisou.  

    Antes do encerramento da audiência, também foi aventado que o Executivo estaria estudando, atualmente, um projeto de drenagem de águas nos novos bairros. Essa medida depende, no entanto, de negociações diretas com Brasília e, devido a isso, nenhum prazo para divulgação ou execução foi veiculado. Além de Barreto do Mercado, também participaram da reunião os vereadores Ernesto Ferreira de Albuquerque (PT) e Carlos Alberto Estati (DEM).  

     

     

     

     

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Avaré: Audiência sobre Enchentes reúne autoridades e sociedade civil
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também