• testando

    Avaré está na lista de municípios em alerta para surto dengue

    Alerta - dengue

    3909 Jornal A Bigorna 03/05/2019 17:40:00

    O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde, divulgado esta semana, aponta que algumas cidades da região de Avaré encontram-se em alerta de risco de surto de dengue, zika e chikungunya.

    Ainda segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue no país aumentaram mais de 300% de janeiro a abril deste ano em comparação com o ano passado, e o índice de infestação do mosquito aedes aegypti também voltou a preocupar na região de Avaré.

    Cidades como Tejupá (7.5%), Coronel Macedo (4,9%) e Itaporanga (4,8%) estão enquadradas em situação de risco de surto, já que apresentaram índices acima de 4% que são considerados preocupantes para o Ministério da Saúde.

    Entre 1% e 3% são considerados municípios em situação de alerta, que são os casos de Manduri (3,9%), Avaré (3,1%), Taquarituba (2,2%) e Cerqueira César (1%). Menos de 1% não apresentam risco segundo o Ministério da Saúde.

    12 CASOS POSITIVOS - Até agora Avaré registrou 84 casos suspeitos (16 residentes em outros municípios), 12 casos positivos para dengue, sendo seis importados (contraídos em outros municípios) e seis autóctones (contraídos na cidade); quatro aguardam resultados e 68 foram descartados.

    O LIRAA - O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.

    Segundo o setor de Vigilância Sanitária de Avaré, os agentes de controle de vetores têm realizado constantes visitas em residências do município, bem como ações de conscientização sobre o risco de contrair denguer, zike e chikungunya. Por isso é importante a colaboração de toda população em permitir que os agentes devidamente credenciados entrem nas casas e verifiquem as condições do local.( As informações são do Jornal A Comarca- Avaré).

    IMAGENS ANEXADAS

    Avaré está na lista de municípios em alerta para surto dengue
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também