• testando

    Avaré já tem pré-candidatos a prefeito para a próxima eleição

    Política

    13467 Jornal A Bigorna 11/07/2020 01:20:00

    A eleição deste ano (2020) poderá ser marcada por nomes diferentes e outros que já concorreram as eleições.

    Neste ano, Denílson Ziroldo (PSD), Sargento Monteiro (Futuramente pelo partido PODEMOS), professor Sebastião (PT) e Rogério Rodrigues (AVANTE) poderão figurar nos próximos meses como opções para os eleitores avareenses, além do atual prefeito Jô Silvestre.

    Abaixo o Jornal A Bigorna fez uma breve entrevista com os pré-candidatos:

     

    ALEXANDRE MONTEIRO

    Jornal A Bigorna – O senhor é, hoje, pré-candidato ao cargo de prefeito de Avaré, o que lhe motivou a ingressar na política?

    Alexandre Monteiro – Sim, sou pré-candidato a prefeito de Avaré para ser a renovação e a verdadeira mudança no jeito de administrar a cidade, considerando que temos um grande desafio na área social, na saúde pública e, de um modo nunca experimentado por nosso município, na área econômica. Estou muito confiante e motivado a imprimir na administração pública de Avaré uma nova forma de gerir o município reclassificando as prioridades locais e investindo o dinheiro público naquilo que é mais essencial para a qualidade de vida daqueles que moram em Avaré. As adversidades políticas dos últimos tempos somadas à ineficiência de medidas adotadas na gestão do município conduziram Avaré a uma triste realidade na qual não se verifica uma ação efetiva e concreta para geração de emprego e renda e programas eficazes de valorização e atenção na assistência, promoção e inclusão dos avareenses no mercado de trabalho. Quais oportunidades foram geradas com apoio do poder público nas últimas décadas? Qual foi o ganho econômico e social de Avaré com as prioridades equivocadas dos últimos anos? Eu acredito no potencial do nosso povo, dos empresários, dos trabalhadores, dos nossos jovens, das nossas instituições e estou preparado para ser a mudança que Avaré precisa para superar os desafios e encontrar um novo caminho de virtudes, de conquistas e de progresso. Nessa caminhada quero promover a união de pessoas de bem que desejam tratar a coisa pública com mais respeito e responsabilidade. Estou disposto a liderar esse movimento que ganha força em nossa cidade.

    Jornal A Bigorna – Qual sua expectativa neste momento sobre sua pré-candidatura?

    Alexandre Monteiro – A minha pré-candidatura ao cargo de prefeito de Avaré foi decidida após muita reflexão e incentivo de um incontável número de pessoas. Muita gente que acompanha meus trabalhos sociais me estimulou. Aqueles que me conhecem do Corpo de Bombeiros, da defesa e proteção aos animais também. Sou o único pré-candidato nas eleições de Avaré que não participa da política e, indignado com os rumos tomados em nossa cidade, quero ser prefeito com uma visão de cidade diferente, sem nenhum vício da política tradicional. Tenho recebido muito apoio de todos os cantos da cidade. Pessoas que querem algo novo, um jeito novo de administrar a cidade. E eu captei muito bem essa grande demanda dos avareenses. Essas pessoas demonstram estar cansadas de conversa fiada e ilusão e agora querem uma verdadeira mudança na cidade. Esse pensamento de renovação é o motor da minha pré-candidatura. Todos os que querem mudança podem vir comigo, são todos bem-vindos. A minha pré-candidatura está avançando naturalmente até atingir todas as mentes e corações de Avaré para levar a mensagem de que é possível fazer diferente, é possível Avaré evoluir e progredir se nos abrirmos ao novo, ao moderno e a uma nova forma de administrar a cidade. Outras cidades próximas evoluem mais que Avaré porque já mudaram e já perceberam que ficar refém da polarização política só traz prejuízos para o município. Minha pré-candidatura representa o novo viável e nós vamos mostrar para cada cidadão que unidos nós podemos transformar Avaré muito além daquilo que nós é apresentado pelos políticos de quatro em quatro anos. Estou firmando vários laços e compromissos sem oferecer cargos ou secretarias. Quem está comigo está pelo interesso comum de impulsionar Avaré para o respeito, para o progresso e para a evolução. 

    Jornal A Bigorna – Em sua visão, embora ainda estejamos um pouco longe das eleições, o senhor já tem uma visão daquilo é prioritário para Avaré?

    Alexandre Monteiro – Na verdade estamos muito próximos da eleição e a cidade já começa a se movimentar para conhecer os candidatos e tudo aquilo que se propõem a fazer. Tenho conversado com muitas pessoas todos os dias e vejo que está acontecendo a um fenômeno que sempre sonhei: uma sociedade mais consciente dos seus direitos e deveres. As pessoas conhecem mais da vida política da cidade hoje do que há uma década. As pessoas sabem diferenciar um projeto de governo justo, verdadeiro e viável das promessas e mentiras que sempre dominaram a política. Nessas conversas sinceras e verdadeiras eu consigo captar as dores dos avareenses, suas angustias, seus sonhos, seus desejos de mudança e a indignação de morarem em uma cidade tão bela e cheia de potencial, mas com suas prioridades distorcidas nas últimas décadas. O povo sente que alguma coisa deu errado, mas o povo sabe que é preciso mudar, renovar e encontrar um novo sentido para a administração da cidade. Ouvindo o avareense diretamente eu estou formando um plano de trabalho e metas para Avaré evoluir. Destaco a preocupação atual dos avareenses com a saúde pública, a manutenção dos empregos existentes e a geração de novos postos de trabalho e o auxílio social às pessoas em situação de vulnerabilidade. Estamos diante de uma previsível escassez de recursos e haverá queda na arrecadação. Também vou priorizar o diálogo com os servidores públicos e a busca de soluções para seus problemas, eu sou um servidor público também e sei muito bem o que é ser esquecido pelo governo. Vamos precisar de uma gestão de diálogo e alta responsabilidade. Esses são os maiores desafios contemporâneos de Avaré e o nosso povo vai precisar de alguém para conduzi-lo nessa travessia. Nós vamos superar e estou pronto para essa luta ao lado de todos os avareenses.

    DR. ROGÉRIO RODRIGUES:

    Jornal A Bigorna –  -O senhor é, hoje, pré-candidato ao cargo de prefeito de Avaré, o que lhe motivou retornar a política?

    Dr. Rogério Rodrigues- Quero primeiramente saudar a todos os Avareenses e os leitores deste prestigiado órgão de Imprensa. Na verdade cresci vivendo e respirando o oxigênio da Política. A Política corre em minhas veias, sou um cidadão vocacionado e atuante e mesmo não ocupando no momento um mandato eleitoral, estou em movimento constante. Portanto não se trata de retorno, sim  a sequência de um Projeto de servir a minha Avaré e nossa gente, de uma forma transformadora e disruptiva.

    O que me motiva é o sentimento e o entendimento que Tenho uma missão de resgatar Avaré e a Política séria e verdadeira, temos que sepultar a velha política.

    Jornal A Bigorna – Qual sua expectativa neste momento sobre sua pré-candidatura?

    Dr. Rogério Rodrigues- Estamos caminhando a passos largos nessa pré-campanha, que pela permissäo legal, possibilita ampliar o alcance do cidadão, que passa a conhecer melhor a nossa história e nossas propostas que são sérias e renovadoras. No modelo anterior seria inviável pois 45 dias somente de campanha são insuficientes e comprometem o equilíbrio do Pleito e por consequência a Democracia. Eu e os integrantes do AVANTE estamos confiantes, e satisfeitos com nosso crescimento .

    Jornal A Bigorna – Em sua visão, embora ainda estejamos um pouco longe das eleições, o senhor já tem uma visão daquilo é prioritário para Avaré?

    Dr. Rogério Rodrigues- Veja, distantes relativamente do pleito, mas estou ciente dos problemas que enfrentaremos, ainda mais pós pandemia . Serão no mínimo 2 anos muito difíceis, que iremos superar com muita coragem e uma gestão moderna, eficiente e equilibrada.

    O meu programa de governo irá transformar Avaré, iremos conduzir com excelência a nossa cidade, olhando para todas as vertentes.

    O ponto vital é implantar um governo aberto, transparente com ampla participação cidadã .Trata-se de uma gestão compartilhada .

    Vamos focar no ser humano, olhar para o lado dos mais necessitados, dos carentes, do social. Vou além, isso é mais valioso do que falar de esquerda e direita, é falar e fazer o que a população espera do político, um Governo equilibrado. Avaré viverá anos de paz e prosperidade !

     

    PROFESSOR SEBASTIÃO

    Jornal A Bigorna – Qual sua expectativa neste momento sobre sua pré-candidatura?

    Professor Sebastião- O momento é de iniciar as tratativas do programa de governo para a cidade com o partido e depois apresentar propostas para a cidade. De qualquer modo, a expectativa é boa, o PT já governou a cidade com o Wagner Bruno que deixou um legado importante para a cidade.

    Desde o ano passado estamos discutindo a possibilidade de lançarmos candidatura própria para prefeito. Meu nome foi surgindo naturalmente e por consenso. O fundamental será o diálogo com a sociedade avareense sobre proposta e saídas para a crise econômica e de saúde que o pós-pandemia vai deixar. Isso vai trazer novos desafios para a gestão pública e o prefeito precisa estar preparado para saber administrar a cidade para todos com atenção especial para aqueles que mais precisam. Quem vai sofrer mais serão os jovens e idosos e famílias que vivem abaixo da linha da pobreza na cidade.

    A nossa ideia é formarmos uma frente democrática e popular, com toda a população que agrega as pessoas, em defesa da cidade. Cuidar da cidade e das pessoas não é uma coisa abstrata, exige uma postura firme em definir prioridades junto com a participação da população. O estado ainda é um grande fomentador de alternativas durante uma crise política e social como a que estamos vivendo e é no município que estão os problemas e é no município que construímos alternativas e saídas também.

    Precisamos pensar em uma política de desenvolvimento, trabalho e inclusão.  Por exemplo, as cidades vão estar em uma situação difícil a partir do ano que vem até recuperarmos da crise. Estudos apontam que as prefeituras vão perder entre 20 a 30% de recursos. Os Investimento em obras, por exemplo, é importante porque gera emprego rápido e circula o dinheiro. Criar alternativas de geração de emprego e renda, através da economia solidária, pequenos produtores, consumo local, microcrédito é fundamental para a economia da cidade, o setor de comércio e de serviços.

    Qual é a vocação econômica da cidade? Será que é só o comercio e serviços? Que papel a indústria tem a ver com isso? A internet livre pode nos ajudar hoje? E os nossos jovens, o que as escolas e universidades públicas IFSP/Avaré, pode nos ajudar nesse desafio? Defendo a educação, a ciência e tecnologia pública. O Fundeb integral e que seja constitucional, a coleta seletiva de lixo, o desenvolvimento com sustentabilidade, com respeito ao meio ambiente, um projeto político e cultural para a cidade integrando ações com outras secretarias. Portanto, diria que estou animado e vou ficar feliz se conseguirmos discutir isso com a cidade e a sociedade civil organizada. Estes são alguns de meus objetivos juntamente com aqueles as que estão me apoiando nessa caminhada.

    Jornal A Bigorna – Em sua visão, embora ainda estejamos um pouco longe das eleições, o senhor já tem uma visão daquilo é prioritário para Avaré?

    A prioridade para Avaré deve ser garantir cidadania, direitos, participação e objetividade nas políticas públicas. Alguns eixos temáticos extremamente importantes são desenvolvimento, trabalho, geração de emprego e renda, economia solidária, saúde e educação. A Coronacrise nos mostrou que muitas cidades não estavam preparadas para enfrentar uma superlotação na saúde pública de saúde. O investimento na rede do SUS Sistema Único de Saúde, enquanto política universal de saúde é fundamental. O atendimento à saúde básica nas UBS, Pronto Socorro, as UPAS e um Centro de Especialidade ainda é um desafio.

    A educação enquanto um sistema nacional e articulado da educação é um desafio e os sistemas de ensino precisam dialogar, afinal de contas, esse aluno é nosso e precisamos estar preparados para atendê-lo. O orçamento para a educação não é gasto, é investimento. O orçamento público precisa ser bem gerido, por exemplo: para que construir escolas novas se não fizermos uma boa reforma em todas as nossas creches, EMEIs e escolas do fundamental I? Vejam o exemplo da escola Salim. Investir na formação continuada e qualificação das professoras (es) é fundamental em diálogo com a categoria e sua representação.

    A internet livre é outro debate que quero fazer com a cidade. Conectar as pessoas porque não possibilitar o acesso à internet nas escolas, centros culturais, no mercadão, nas UBS e Pronto Socorro e nos ônibus escolares e na cidade? E o segmento do entretenimento e turismo? Qual é responsabilidade das torres de transmissão e os provedores com isso? Será que é só responsabilidade da gestão pública? Penso que não.

    Quando as gestões públicas quando criam bons projetos, fica mais fácil garantir recursos para viabilizá-los e os prefeitos podem ser grandes atores políticos nesse desafio.  Temos problemas comuns às cidades: água, transporte, saneamento, agronomia, meio ambiente e desenvolvimento econômico. Incentivar a criação de um Consórcio Intermunicipal do Paranapanema para discutirmos investimento com o governo do estado e federal é um instrumento de força política importante no diálogo com os entes estaduais e federais na busca de investimentos comuns para as cidades. Estes me parecem ser desafios para as gestões públicas no próximo período.

    Pré-Candidatos

    O atual prefeito, Jô Silvestre, não respondeu aos questionamentos do Jornal A Bigorna.

    Já o pré-candidato Denílson Ziroldo não respondeu aos questionamentos, mesmo tendo confirmado que responderia as questões.

     

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Avaré já tem pré-candidatos a prefeito para a próxima eleição
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também