• testando

    Avaré: Projeto promove integração entre pessoas com deficiência visual

    Integração social

    789 Jornal A Bigorna 23/02/2020 17:10:00

    A primeira reunião do ano do Projeto “Redescobrindo um Novo Olhar” foi realizada na sexta-feira, 14. Oferecida pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD) com patrocínio da Unimed Avaré, a iniciativa tem o objetivo de promover a socialização e a integração de pessoas cegas e com deficiência visual.           

    Autonomia, autoestima, qualidade de vida, valorização de hábitos saudáveis, incentivo ao relacionamento interpessoal e a importância da participação de familiares e da sociedade são alguns dos temas debatidos durante os encontros.            

    O grupo se reúne toda sexta-feira das 14 às 16 horas na Biblioteca Inclusiva “Jairo Amorim”, situada na Rua Ceará, nº 1393.

    Os temas tratados são de acordo com as necessidades dos participantes. Na sexta-feira, 21, o grupo recebe a psicóloga Angélica Borges.           

    Após o término do encontro, quando há necessidade, os assistidos são atendidos individualmente pela assistente social, a qual faz as orientações e encaminhamentos necessários.           

    Para 2020, estão previstas a ida a equipamentos culturais e esportivos adaptados, dinâmicas, visitas técnicas, palestras, aulas de artesanato, cinema com audiodescrição, discussão de literatura, jogos adaptados, aprendizado do sistema Braille entre outras atividades.           

    O projeto será mediado pelo massoterapeuta Eraldo Gonçalves. Ele ficou cego na vida adulta e, entre diversas barreiras, conseguiu reconstruir sua história de vida buscando nova profissão, atividades e sua autonomia.

    Gonçalves é judoca e ainda integra diversos projetos sociais e de inclusão da pessoa com deficiência.

    Como participar

    Para participar é necessário fazer um cadastro junto à SMDPD, apresentar RG, laudo médico comprovando a deficiência e comprovante de residência.           

    A SMDPD fica na Rua Ceará, nº 1393. Contatos pelo email smdpd@avare.sp.gov.br ou pelo telefone (14) 3732-8844.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Avaré: Projeto promove integração entre pessoas com deficiência visual
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também