• testando

    Biologia Eduvale simula a reconstrução do Museu Nacional do RJ

    Biologia Eduvale

    1293 Jornal A Bigorna 30/04/2019 13:00:00

    Estudantes do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale simularam a reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro durante a terceira edição da GINCABIO realizada na Fazenda Eduvale nos dias 27 e 28 de abril.

    Os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale simularam a reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro durante a terceira edição da GINCABIO realizada na Fazenda Eduvale nos dias 27 e 28 de abril.

    Com mais de 200 anos, o Museu era considerado a instituição científica mais antiga do país e contava com coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica, arqueologia e etnologia. A tragédia aconteceu em setembro de 2018 e o fogo consumiu o acervo de mais 20 de milhões de itens, entre fósseis, múmias, peças indígenas e edições de livros raros.

    Eles tiveram a tarefa de identificar rochas e sementes, classificar meteoritos, reconhecer espécies animais, capturar insetos, montar insetários e exsicatas (amostras de plantas prensadas), criar réplicas de fósseis, localizar peças ilustrativas do corpo de Luzia (fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil), fantasiar-se de múmia e coletar materiais diversos para compor o acervo fictício do Museu.

    Todas as provas exigiram concentração, raciocínio, lógica e o conhecimento de conceitos ministrados em disciplinas que integram a grade curricular de Ciências Biológicas. Ao final da competição, as equipes apresentaram projetos de reconstrução do Museu Nacional do RJ. Os trabalhos foram organizados, acompanhados, avaliados e contaram com a participação de todos os professores do curso.

     “A finalidade foi promover a integração entre os discentes, assim como fortalecer a experiência e a importância do trabalho em grupo e demonstrar a atuação do biólogo nas áreas de astrogeologia, geologia, entomologia, botânica e arqueologia”, explicou a Dra. Ligia Corazza, coordenadora do curso.

    IMAGENS ANEXADAS

    Biologia Eduvale simula a reconstrução do Museu Nacional do RJ
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também