• testando

    Bolsonaro diz que horário de verão vai acabar este ano

    Horário de verão

    613 Jornal A Bigorna 06/04/2019 02:50:00

    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quinta-feira, 5, que neste ano o Brasil não terá o horário de verão e sinalizou que para o futuro a tendência é que a mudança nos relógios seja eliminada do calendário do País. “Tomei a decisão que neste ano não teremos horário de verão”, disse, durante café da manhã com jornalistas. Mais tarde, ele confirmou a decisão no Twitter.

    Esta semana, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que a pasta vai finalizar nos próximos dias os estudos sobre o tema. O material será entregue ao presidente Bolsonaro, que decidirá em caráter definitivo pela continuidade ou não do horário de verão no País.  

    Horário de verão

    Segundo o ministro, a decisão tem que ser tomada neste momento e não leva em conta apenas dados econômicos, mas outros fatores como sobrecarga e picos de consumo, por exemplo.

    Na entrevista aos jornalistas, Bolsonaro contou que a iniciativa foi do deputado João Campos (PRB-GO). Segundo o presidente, o parlamentar o procurou para fazer “um arrazoado para não ter horário de verão”.

    Pouco antes do anúncio oficial, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, confirmou a intenção do presidente. Segundo ele, além dos estudos técnicos, uma pesquisa interna encomendada pelo Ministério de Minas e Energia mostrou que 53% da população é a favor do fim do horário de verão. “Esta é a posição para este ano. Para o próximo ano, faremos avaliação posterior.”

    Estudo

    Em nota, o Ministério de Minas e Energia disse que levou em consideração mudanças em hábitos de consumo e na configuração do sistema elétrico brasileiro para propor a suspensão do horário de verão. Segundo a pasta, o País registrava, até alguns anos atrás, o maior pico de consumo de energia elétrica no início da noite - o que permitia melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios -, mas isso já não ocorre mais.

    "Nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o período de maior consumo diário para o período da tarde, quando o Horário de Verão não tem influência", disse o ministério. "Estudos indicaram que o Horário de Verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada."(DoEstado)

    IMAGENS ANEXADAS

    Bolsonaro diz que horário de verão vai acabar este ano
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também