• testando

    DIG de Avaré prende quadrilha durante operação especializada em furto a residências (fotos)

    Casos de polícia

    4099 Jornal A Bigorna 15/10/2019 22:00:00

    A Polícia Civil de Avaré realizou na manhã de hoje, dia 15/10, operação contra uma quadrilha que praticava furtos a residências em diversas localidades do interior do Estado. Seis indivíduos foram presos e 12 mandados de busca e apreensão domiciliar cumpridos. Um dos alvos foi localizado em Ribeirão Preto e o restante no município de Sertãozinho.

    Batizada de “Mioleiros”, a ação foi coordenada pela DIG de Avaré, que destacou cinco viaturas e 16 policiais para a missão. A equipe ainda contou com apoio de mais 10 viaturas e 36 policiais designados pelas Delegacias Seccionais de Polícia de Itapeva, Itapetininga, Botucatu e Sorocaba (vinculadas ao Deinter 7). Policiais das cidades alvo dos mandados de prisão também participaram.

    As incursões resultaram também na apreensão de joias, relógios, televisores, aparelhos eletroeletrônicos, calçados, bolsas, quadros de bicicletas, celulares, entres outros objetos pertencentes às vítimas dos furtos. Além desse material, também foram apreendidos R$ 7 mil em espécie.

    De acordo com o delegado Fabiano Ribeiro Ferreira da Silva, as investigações foram iniciadas no mês de julho deste ano após furto qualificado a uma residência no centro de Avaré. Logo no início da apuração foi possível identificar que o crime tinha sido praticado por indivíduos que atuavam em conjunto. A busca por provas levou os policiais civis a descobrirem fatos relevantes sobre a quadrilha.

    Segundo as investigações, além de Avaré, cidades como Barrinha, Jardinópolis, Cravinhos, Brodowski, Ibitinga e Sertãozinho estão entre as que tiveram registros da atuação dos criminosos. Todos os investigados da operação da DIG de Avaré, com exceção de um, possuem extensa ficha criminal por delitos como furto, receptação e roubo. Um dos presos hoje, inclusive, estava procurado pela Justiça. Os integrantes também já foram condenados por crimes desse gênero e são egressos do sistema penitenciário.

    Apontado como um dos líderes da quadrilha, B. G. P., de 23 anos, é referência nas provas colhidas pela investigação. Ele e os outros membros da associação criminosa tiveram as prisões solicitadas após a Polícia Civil interceptar, com autorizações judiciais, conversas que revelaram o esquema. “Por meio dessas conversas identificamos todos os envolvidos e conseguimos visualizar como era a forma de atuar do grupo”, ressaltou o delegado Fabiano.

    Entre os presos da operação está um homem apontado como o principal receptador de joias furtadas pela quadrilha. Segundo a investigação, trata-se de um indivíduo que trabalha como ourives e que tem uma loja em galeria localizada no centro de Ribeirão Preto. Ele aparece nas interceptações realizadas pela DIG de Avaré em conversas com B.G.P.

    Para ter acesso ao interior da residência um dos métodos empregados era danificar o miolo das fechaduras das portas de entrada, daí o nome da operação. Um integrante ficava do lado de fora do imóvel, geralmente no interior de um veículo, para avisar possível ameaça à ação criminosa. Concluída a subtração dos objetos, tudo era colocado dentro do veículo para a fuga. 

    Os investigados invadiam as casas em busca de tudo o que pudesse ser trocado por dinheiro. Em uma das ações delituosas o grupo furtou um quadriciclo, posteriormente negociado com um receptador ainda não identificado. Segundo o inquérito policial instaurado pela DIG de Avaré, a associação criminosa é responsável pela prática de aproximadamente 20 furtos a imóveis.

    Os seis homens presos durante a Operação Mioleiros foram encaminhados ao Plantão Policial de Avaré. Posteriormente serão inquiridos a respeito das investigações e depois transferidos para a Unidade de Transição de Presos de Piraju.

    IMAGENS ANEXADAS

    DIG de Avaré prende quadrilha durante operação especializada em furto a residências (fotos)
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também