• testando

    Eleições 2020: como vereadores são eleitos? Entenda o que é o quociente eleitoral

    Eleições 2020

    1310 Jornal A Bigorna 21/10/2020 23:00:00

    Milhões de brasileiros vão às urnas no dia 15 de novembro para eleger prefeitos e vereadores. Diferentemente dos prefeitos, que se elegem com a maioria dos votos válidos, os vereadores precisam atingir o chamado quociente eleitoral para garantir uma cadeira no Legislativo. Na prática, nem sempre os candidatos mais votados são eleitos.

    Entenda como funciona o quociente eleitoral e como os vereadores são eleitos:

    O que é o quociente eleitoral?

    Prefeitos, governadores e presidentes são eleitos pela maioria dos votos, o chamado sistema majoritário. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, caso o primeiro colocado não receba mais da metade dos votos válidos, há segundo turno.

    No caso de deputados e vereadores, não é assim que funciona. Eles são eleitos pelo sistema proporcional. A conquista ou não de uma cadeira no Parlamento depende do chamado quociente eleitoral, calculado a partir da soma do total de votos válidos (em candidatos e legendas) dividido pela quantidade de vagas disponíveis.

     

    Exemplo:

    Total de votos válidos = 1.000

    Total de cadeiras na Câmara = 10

    Quociente eleitoral =100

     

    Na prática, é como se todos os candidatos a vereador de um partido estivessem disputando as eleições como um grande bloco. É a partir da soma de todos os votos obtidos pela legenda que a Justiça Eleitoral define a quantidade de cadeiras que cada sigla terá direito, a partir de um outro quociente, o partidário.

    Exemplo:

    Votos válidos recebidos pelo partido = 200

    Quociente eleitoral = 100

    Quociente partidário =  2 (mesmo número de vagas)

    São esses dois cálculos que definem o total de vagas que o partido terá direito no Legislativo Municipal. No exemplo fictício acima, a sigla ficará com duas vagas.

    Normalmente os mais votados acabam sendo eleitos. No entanto, o sistema proporcional pode passar por distorções quando aparecem os “puxadores de voto”, que acabam, sozinhos, aumentando a quantidade de votos do partido e “puxando” candidatos com votações muito menores.

    IMAGENS ANEXADAS

    Eleições 2020: como vereadores são eleitos? Entenda o que é o quociente eleitoral
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também