• testando

    Governo de SP autoriza reabertura de comércio e cultos religiosos a partir do próximo domingo, 18

    1868 Jornal A Bigorna 16/04/2021 17:30:00

    O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 16, a abertura do comércio a partir do próximo domingo, 18, numa flexibilização das medidas para o controle da transmissão do coronavírus em uma nova "fase de transição" do Plano SP, entre a vermelha e a laranja. Como o Estadão adiantou, as lojas podem abrir em horários reduzidos, e os cultos religiosos presenciais estão permitidos.

    Bares e restaurantes e cultos

    O funcionamento de bares e restaurantes continua suspenso até o próximo dia 24, quando será autorizado com salões de beleza, atividades culturais e academias. A regra vale para todo o Estado.

    Em Avaré, uma lei municipal autoriza os restaurantes a ficarem abertos.

    O comércio fica autorizado a funcionar entre as 11h e 19h, a partir do domingo, 18, até o próximo dia 23. Os cultos religiosos presenciais também estão habilitados, mas desde que respeitando a lotação máxima de 25% e com "aplicação de protocolos sanitários rigorosos". O toque de recolher, entre as 20h e 5h, continua valendo para todo o Estado.

    Dia 24

    A partir do próximo dia 24, estão autorizados bares e restaurantes, salões de beleza, barbearias e atividades culturais, como museus, clubes e parques, também respeitando o horário de 11h às 19h. Na mesma data, estará permitido o funcionamento de academias, em intervalos de 7h às 11h e de 15h às 19h. Apesar da flexibilização, essas atividades também precisam respeitar a lotação máxima de 25% e seguir a "aplicação de protocolos sanitários rigorosos".

    O argumento do governo é o de que houve melhora nos números da pandemia nas últimas semanas, com taxas de ocupação dos leitos de UTI  que hoje estão em 85,3%, no Estado, e 83,3%, na Grande São Paulo, abaixo dos índices observados no início deste mês, ambos superiores a 90%. De acordo com o vice-governador Rodrigo Garcia, os novos leitos abertos durante as fases vermelha e emergencial continuarão habilitados nas próximas semanas. 

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também