• testando

    Homem é preso por envolvimento em ataques em Ourinhos e Botucatu

    Casos de polícia

    1888 Jornal A Bigorna 13/09/2020 22:20:00

    Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prenderam um dos principais integrantes do grupo responsável por ataques contra empresas do ramo bancário e transporte de valores. Tiago Tadeu Faria, conhecido como Gianecchini, foi detido nesta sexta-feira (11) em Lauzane Paulista, na zona norte de São Paulo.

    Segundo a polícia, o suspeito já era procurado por roubo a banco e ficou conhecido quando apareceu, em rede nacional, após invadir a apuração do Carnaval de São Paulo, em 2012, e rasgar as fichas contendo as notas das escolas de samba.

    A prisão de Faria foi uma ação da 5ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Roubo a Bancos) que acompanhava a investigação dos ataques com explosivos nas agências do Banco do Brasil de Ourinhos e Botucatu, no interior de São Paulo.

    O homem também é suspeito de ter participado de explosões do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte em 2017, e da Caixa Econômica Federal em 2018, além do roubo ao Bradesco no município de Iacanga, em 2016.

    A equipe de investigação conseguiu informações sobre os deslocamentos de Faria e os policiais conseguiram interceptá-lo na avenida do Guacá. Não houve reação.

    Em junho, policiais civis de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, apreenderam um estoque de 200 quilos de explosivos que pertencia ao grupo. O material seria utilizado em futuros ataques.

    Investigação

    Tiago é apontado como um dos líderes da principal quadrilha especializada em ataques a bancos e carros-fortes, que atuam de forma violenta e orquestrada. Os alvos do grupo são cidades do interior do país e Tiago se envolve nessas ações há pelo menos quatro anos. Ele é suspeito de participar de cinco ataques, sendo dois deles no interior de São Paulo: em Ourinhos e em Botucatu.

    Segundo a Polícia Civil, o homem tinha uma participação ativa no esquema. Ele planejava a ação, mapeava os alvos e escolhia o lugar onde os envolvidos iriam se esconder. Nos dias dos ataques, ele ainda manipulava os explosivos.

    Tiago será transferido para a delegacia de Bauru, no interior paulista, onde as investigações continuam para identificar mais integrantes da quadrilha.

    Carnaval

    Tiago ficou conhecido no Carnaval de 2012, quando invadiu a área dos jurados que faziam a apuração do desfile das escolas de samba, rasgou as cédulas e saiu correndo, após pular as grades que isolavam a área.

    Na ocasião, o integrante da escola de samba Império de Casa Verde foi preso e indiciado por supressão de documentos e dano ao patrimônio, mas foi inocentado pela Justiça no ano seguinte.

    IMAGENS ANEXADAS

    Homem é preso por envolvimento em ataques em Ourinhos e Botucatu
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também