• testando

    Na fase amarela, prefeituras de Itaí e Cerqueira César publicam decretos com novas ações

    Saúde Pública

    1309 Jornal A Bigorna 10/08/2020 17:00:00

    Mais cidades por meio da publicação de decretos, anunciaram o avanço para a fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, após o anúncio do governo estadual.

    As prefeituras de Itaí e Cerqueira César (SP) decretaram, no sábado (8), ações com adequação à fase amarela do Plano SP, medida adotada pelo estado como medida de contenção do novo coronavírus. Confira:

    Itaí

    De acordo com o decreto publicado pelo Executivo em Itaí, a partir de terça-feira (11) podem funcionar nesta nova fase bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias para consumo local ao ar livre ou em áreas arejadas para evitar o contágio pela doença.

    Segundo a prefeitura, os estabelecimentos devem cumprir o período de seis horas diárias de funcionamento, sendo o horário máximo, às 17h, e limitando a 40% da capacidade total do local. Delivery e drive-thru estão liberados desde que os protocolos de higienização sejam respeitados.

    Já o horário de funcionamento do comércio geral também é de seis horas diárias, das 11h às 17h, de segunda à sábado, limitando a 40 % da capacidade de pessoas no interior de cada estabelecimento.

    As academias de ginástica podem funcionar de segunda a sábado, das 14h às 20h, limitando a 30 % da capacidade de pessoas no interior, sendo que é preciso realizar agendamento com hora marcada. Será permitido apenas aulas e práticas individuais.

    Salões de beleza, cabeleireiros e barbearias terão o horário de funcionamento de segunda à sábado, das 14h às 20h, com atendimento exclusivamente e agendamento prévio, prevendo intervalo entre um cliente e outro para higienização completa do imóvel.

    Ainda segundo a prefeitura, todos os estabelecimentos são obrigados a exigir o uso de máscaras de proteção de clientes e funcionários, além de disponibilizar álcool 70% para as mãos e manter todos os protocolos específicos de cada setor.

    As atividades religiosas podem ocorrer na cidade, das 9h às 13h, ou , das 18h às 21h, desde que sejam obedecidas todas as determinações do Ministério da Saúde, como evitar aglomerações, fixar na entrada das igrejas e templos, a placa ou cartaz com lotação máxima e a capacidade permitida limitando o ingresso de até 40% da capacidade total do recinto, manter a distância mínima de 2 metros, usar máscaras e fazer orientação às pessoas, além de fornecer álcool em gel.

    Cerqueira César

    Segundo a prefeitura de Cerqueira César, os serviços não essenciais no município já estão autorizados a funcionar de segunda a sábado, das 9h às 15h, com duração de seis horas diárias.

    Com o novo decreto, também fica autorizado o funcionamento de academias de todas as modalidades e centros de ginástica, também com seis horas diárias de funcionamento. Contudo, de acordo com o Executivo, é necessário fazer agendamento prévio, com hora marcada, e serão permitidos apenas aulas práticas individuais, para evitar a espera e aglomeração de pessoas.

    Além disso, os locais estarão limitados apenas a 30% da capacidade total e é necessário manter a higienização dos estabelecimentos, fixar avisos informativos sobre as medidas de prevenção contra a doença e orientações às pessoas.

    IMAGENS ANEXADAS

    Na fase amarela, prefeituras de Itaí e Cerqueira César publicam decretos com novas ações
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também