• testando

    Nota de esclarecimento

    Nota de esclarecimento da INRODA Avaré

    19088 Jornal A Bigorna 10/06/2020 22:20:00

    A Inroda vem a público informar que, em relação a matéria veiculada pela imprensa no dia 02 de junho de 2020, cujo conteúdo foi disponibilizado pela Secretária da Saúde de Avaré, gostaríamos de retificar as informações equivocamente prestadas pelo órgão à população na qual é afirmada a confirmação de 4 casos de Covid 19 em nossa empresa.

    Primeiramente, informamos que desde o início da Pandemia em nosso país, a INRODA vem tomando diversas ações preventivas visando a proteção de seus funcionários. Com o primeiro decreto da Prefeitura de Avaré em 21/03/2020, a INRODA foi considerada como serviço essencial pelo Ministério da Agricultura e de imediato direcionou as seguintes ações preventivas como:

    - Implantação do trabalho em Home Office para todo o setor administrativo.

    - Afastamento dos funcionários acima de 60 anos.

    - Implantação do álcool gel em todas as dependências da empresa.

    - Intensificou a limpeza em todas as dependências da empresa.

    - Proporcionou palestras informativas à todos os funcionários.

    - Eliminação de todas as reuniões presenciais na empresa

    - Restrição no recebimento de fornecedores na empresa

    - Envio diário de e-mail e mensagens de alertas com medidas preventivas contra o Covid19.

    - Uso obrigatório de máscara em todas as dependências da empresa.

    Neste cenário, no dia 31/05/2020, um de nossos colaboradores, veio a falecer na Santa Casa de Avaré, devido a complicações de saúde já existente agravadas pela COVID 19. Após a internação do colaborador foram realizados exames de diagnóstico do Covid 19, tendo sido confirmado sua contaminação, bem como a do seu filho.

    Com a comprovação do resultado positivo para COVID 19, a INRODA, de forma espontânea e em conjunto com a Vigilância Sanitária, tomou a iniciativa de testar todos os funcionários que tiveram contato com o colaborador falecido. Seguindo a técnica recomendada, a empresa aguardou o prazo de 10 dias para executar o exame PCR para resultados de igm e igg. Referido exame não faz o diagnóstico da doença e somente determina se a pessoa teve contato com o vírus COVID 19 através da quantificação dos anticorpos igg e igm, que são anticorpos de resposta.

    De posse dos resultados dos exames, a empresa verificou que dos 26 exames realizados, 4 deles indicaram como possível contato com o vírus. Imediatamente, em conjunto com a vigilância sanitária, esses colaboradores passaram por avaliação médica, e por não terem nenhum sintoma da doença, de forma preventiva e consensual com toda a equipe envolvida, foram colocados em isolamento social por 14 dias, período no qual referidos colaboradores foram acompanhados diariamente por médicos da vigilância sanitária e pela empresa e nenhum deles apresentou qualquer sintoma de contaminação por COVID 19, voltando às suas atividades normalmente após o período recomendado de isolamento.

    Neste meio tempo novas ações preventivas foram tomadas visando garantir a integridade física de nossos colaboradores como:

    - Controle de temperatura dos funcionários 3 vezes ao dia.

    - Pulverização com quaternário de amônia (produto validado pela vigilância sanitária) em todas as dependências industriais e administrativas da empresa.

    - Contratação de mais um colaborador para intensificar a limpeza nos banheiros e refeitórios.

    - Reescalonamento dos horários de entrada e saída na empresa, assim como no refeitório, visando a eliminação de filas dentro da empresa.

    - Implantação de filmes protetores em todos os comandos dos equipamentos onde possa haver toque e disponibilização de pulverizadores para os setores limparem os equipamentos continuamente.

    Ocorre que em decorrência da matéria veiculada na imprensa nos termos supramencionados, alguns de nossos funcionários vêm sendo vítimas de atos de discriminação por parte de alguns profissionais liberais, assim como alguns estabelecimentos comerciais da cidade.

    A INRODA lamenta profundamente os fatos ocorridos e se compromete a tomar as medidas judiciais contra estas pessoas.

    NOSSO MAIOR BEM SÃO NOSSOS COLABORADORES.

    Diante dos fatos acima, esta empresa enfatiza que não concorda com a postura adotada pela Secretaria de Saúde de Avaré que, em análise equivocada dos resultados dos exames dos colaboradores da INRODA, informou para mídia a confirmação de diagnósticos positivos dentro da empresa e ainda expos os funcionários da empresa a ignorância de alguns com relação a doença.

    Reiteramos que a divulgação de quaisquer informações relacionadas a esta empresa e seus colaboradores por parte da Secretaria da Saúde de Avaré sem a verificação de sua veracidade foi um ato irresponsável e que demonstra seu total despreparo para enfrentar um momento tão crítico como o que estamos enfrentando em toda nossa sociedade.

    Agradecemos muito ao Laboratório Ivan Garcia e a toda a Equipe da Vigilância Sanitária e seu corpo clínico, pelo profissionalismo e dedicação, nos auxiliando prontamente em todas as ações da empresa, assim como acompanhando nossos colaboradores que permaneceram em isolamento durante este período.

    Temos plena consciência que este trabalho deve continuar diariamente, pois esta doença grave e traiçoeira pode aparecer a qualquer momento. Depende de cada membro da sociedade manter ao máximo os cuidados recomendados, como mostra os dados oficiais do Governo do Estado de São Paulo.

    A INRODA é uma empresa que há 60 ANOS gera empregos e riqueza para o Município de Avaré.

    Temos Orgulho de sermos uma pequena empresa do Interior do Estado de São Paulo onde seus produtos levam o nome INRODA e de AVARÉ, para todo o Brasil e Exterior.

     

    Diretoria da INRODA

    IMAGENS ANEXADAS

    Nota de esclarecimento
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também