Novo julgamento pode colocar JBS novamente na prisão

A Bigorna 24/03/2019 15:30:00 578 visualizações
Novo julgamento pode colocar JBS novamente na prisão legenda: Política Foto Fonte: Google

Um novo julgamento, desta vez, sobre crimes de licitação teve andamento nesta última semana, à informação é do Jornal A Comarca.

Marcada para o dia 26 a ação trata da aquisição por parte do ex-prefeito Joseelyr Benedito Silvestre (JBS). O processo relata a compra entre dezembro de 2007 a dezembro de 2008 no qual, em tese, teria havido crime de licitação no certame que resultou na compra de 8 ônibus deteriorados, caso que ficou conhecido como ‘os ônibus podrões’.

Na época foi gasto cerca de 640 mil reais, além de 80 mil totalizando 9 veículos. Houve supostamente prévio ajuste na licitação, que resultou na compra superfaturada dos veículos, tendo sido mencionado que a licitação ‘era carta marcada’.

Dos 9 veículos adquiridos, somente 1 atendia às especificações do edital, sendo que um dos veículos sequer rodava por problemas mecânicos. No processo consta que a empresa Viação Santa Luzia teria adquirido os veículos por 45 mil reais e vendidos à prefeitura de Avaré por quase o dobro do preço.

O desembargador do Tribunal de São Paulo (TJ/SP), destaca ainda na ação que a empresa F.B de Amorim não cumpriu o acordo de financiamento (os ônibus adquiridos por JBS) estavam financiados)  - junto a Viação Santa Luzia LTDA, o que deu origem para a busca e apreensão dos veículos.

Deste modo, a prefeitura que pagara os ônibus, em tese, ainda superfaturados ficou sem os veículos.

Para o magistrado o ‘erário público, só ficou no prejuízo. Para a sociedade, a falta do serviço público de transporte’.

Em 1ª Instância JBS foi condenado a 9 anos e 4 meses de detenção em regime fechado. Agora o caso será analisado pela 4ª Câmara de Direito Criminal em 2ª Instância. Caso condenado, JBS poderá perder a condicional que o liberou da cadeia.

Já a defesa de JBS negou qualquer ilicitude na compra.

 

Contato:

WhatsApp (14) 9.9705-7070
Fone: (14) 9.9705-7070
Email: contato@abigorna.com.br