• testando
    1152 Jornal A Bigorna 14/03/2022 08:10:00

    Palanque do Zé

    O ano era 1991 e a Estônia, um pequeno país localizado no báltico tinha muito o que comemorar, afinal havia conquistado a sua independência do comunismo e da União Soviética.

    Mas, como bem dito foi pelo Tio Ben, no universo dos gibis do Homem Aranha, “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, e os estonianos precisavam redigir uma nova Constituição.

    E foi justamente aí que a lambança começou. É que naquele tempo, a ilha de Saaremaa, parte integrante da Estônia, era dividida em dois municípios, Salme e Torgu.

    Mas quando os legisladores constituintes estavam escrevendo a Carta Magna da Estônia, se esqueceram de incluir Torgu, um município com 140 quilômetros quadrados, mais ou menos do tamanho da área urbana do Recife!

    Como legalmente os cerca de 500 “torguenses” ficaram sem um governo central, aproveitaram para demonstrar sua indignação com tamanha negligência criando seu próprio micropaís.

    E foi assim que “surgiu” o Reino de Torgu, cujo governante era Kirill Teiter, um jornalista local, que assumiu o nome de Rei Kirill I de Torgu. Seu lema era: “Por que não?”

    A brincadeira foi levada tão a sério, que eles criaram bandeira, brasão e moeda “nacional”, que era pareada com o valor de meio litro de Viru Valge, a mais tradicional vodca estoniana.

    Mas a aventura durou pouco, pois em 1993, a Constituição da Estônia foi revisada e Torgu foi “reincorporada” ao território estoniano.

    Em 2017, houve uma reorganização de municípios, na qual 12 cidades se juntaram para formar a grande cidade de Saaremaa. Assim, Torgu deixou de existir enquanto cidade.

    Mas não a zoeira dos “torguenses” revoltosos, já que a bandeira e o brasão do extinto “reino” ainda podem ser vistos na ex-cidade. Isso sem falar que os locais ainda celebram o “reino” em datas comemorativas!

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar do grupo do Palanque do Zé no Telegram: https://t.me/joinchat/Fj9ChIbo2zI0Y2Yx

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também