• testando
    1206 Jornal A Bigorna 30/04/2022 15:50:00

    Palanque do Zé

    A Guerra do Vietnã, que aconteceu entre os anos de 1959 e 1975, não foi particularmente boa para os Estados Unidos, mas nós já falamos disso aqui antes e não vou ficar me alongando muito nesse aspecto da coisa.

    Quando os americanos decidiram que era a hora de dar o fora de Saigon, precisaram jogar dezenas de helicópteros no mar. É que eles tinham que aliviar peso e conseguir algum espaço para as aeronaves que traziam pessoas para o porta-aviões, já que o volume de aeronaves que deixava a cidade era tão grande, que não havia mais espaço na embarcação, para que todos eles pousassem.

    Com as filas de helicópteros se formando acima do navio e com o combustível deles acabando, o jeito era abrir espaço para pouso dando fim nos helicópteros que estavam pousados, os quais foram lançados ao mar. Era isso ou havia o sério risco de os militares americanos verem seus helicópteros caindo cheios de pessoas dentro. Vão-se os anéis, ficam os dedos, já diria minha avó!

    Por causa dessa decisão nobre, mas muito cara, 6.000 vietnamitas e mil americanos foram retirados de Saigon em segurança. Em valores convertidos e mais ou menos atuais, a "brincadeira” acabou custando cerca de R$ 4,7 bilhões aos contribuintes da Terra do Tio Sam.

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe do grupo do Palanque do Zé no Telegram! Lá, você pode opinar sobre pautas futuras e recebe todos os textos: https://t.me/palanquedoze

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também