• testando
    1015 Jornal A Bigorna 12/06/2022 09:00:00

    Palanque do Zé

    No dia 06/07/22, escrevi no Facebook: “Passando pra lembrar que hoje, 78 anos atrás, tinha início o famoso Dia D, na Segunda Guerra Mundial.

    A Batalha da Normandia, que iniciou a libertação do continente Europeu da ocupação Nazista, fez 132.000 mortos.

    Esses heróis morreram para defender o mundo livre! Dê mais valor para a sua liberdade!”.

    Para mim, o Dia D é uma das datas mais importantes da história da humanidade. Mas outra, não com a mesma grandeza, é verdade, também merece ser lembrada. Especialmente por nós brasileiros, que temos Síndrome de Vira-latas.

    Por mais incrível que pareça, muitos não sabem que o Brasil participou ativamente da Segunda Guerra Mundial. É, pois é.

    Para participar do Conflito, criamos a Força  Expedicionária Brasileira (FEB), que contava com 25.445 soldados. Éramos integrantes do grupo que ficou conhecido como “Aliados”, que foi capitaneado pelos Estados Unidos de Franklin Delano Roosevelt e pela Inglaterra de Sir Winston Leonard Spencer Churchill.

    A FEB lutou no Teatro de Operações do Mediterrâneo, mais precisamente na Itália. Não só cumprimos a missão como, em 29 de Abril de 1945, durante a Batalha de Fornovo di Taro, conseguimos a rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã, que era composta por 15 mil Soldados das mais diversas patentes, inclusive 2 Generais.

    Tal fato só ocorreu após os alemães serem cercados pelos brasileiros, e se verem  impossibilitados de bater em  retirada.

    Assim, 14.779 alemães e italianos se tornaram prisioneiros em dois campos próximos, enquanto o General alemão Otto Fretter-Pico e o General italiano Mario Carloni foram escoltados até Florença pelo General Falconiere e General Zenóbio, que os entregaram ao 5º Exército Americano, juntamente com 6 milhões de liras também tomados pelos brasileiros.

    A FEB concluiu sua participação na Segunda Guerra como sendo a  única força militar a conseguir aprisionar uma Divisão Alemã inteira antes do Armistício, ou seja, ainda em combate.

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar do grupo do Palanque do Zé no Telegram. Lá você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão!

    Para participar, basta baixar o Telegram na sua loja de aplicativos e clicar no link: https://t.me/palanquedoze

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também