• testando

    Palanque do Zé 94 - Quanto vai custar uma vacina contra a COVID-19?

    2730 Jornal A Bigorna 10/06/2020 20:40:00

    Palanque do Zé

    William Gates III, o popular Bill Gates, cofundador da gigante de tecnologia Microsoft, há tempos já não participa mais do dia a dia da empresa.

    Agora, seu tempo é gasto com filantropia. Junto com sua esposa, Melinda Gates, fundou a Fundação Bill & Melinda Gates, entidade sem fins lucrativos que objetiva melhorar as condições de vida, principalmente no que diz respeito à Saúde, das pessoas pobres. Também atua para promover a educação e o acesso à tecnologia.

    A fundação de Bill Gates, como você pode esperar, tem muitas balas na agulha. Ainda mais porque ela é mantida por outros bilionários do Mundo, como o Guru de Omaha, Warren Buffet.

    Atualmente, a Organização gere cerca 38 bilhões de Dólares, algo como R$ 188.686.264.000,00 (Cento e Oitenta e Oito Bilhões, Seiscentos e Oitenta e Seis Milhões, Duzentos e Sessenta e Quatro Mil Reais) na cotação de 05/06/2020.

    Mas voltemos ao assunto: Uma das maiores preocupações de Bill são justamente as pandemias, tal como a de COVID-19, por exemplo. Tanto que cerca de cinco anos atrás, ele ministrou uma palestra intitulada "O próximo surto? Não estamos preparados", quando afirmou: "Quando eu era criança, o desastre que mais temíamos era uma guerra nuclear. Hoje, o maior risco de catástrofe global não se parece com uma bomba, mas sim com um vírus. Investimos muito em armas nucleares, mas bem pouco em um sistema para barrar uma epidemia. Não estamos preparados. Atualmente, o maior risco de uma catástrofe global está em um vírus altamente infeccioso, não uma guerra. Se algo matar 10 milhões de pessoas nas próximas décadas, serão micróbios, não mísseis". Dá pra assistir esse trecho da apresentação aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6Af6b_wyiwI&feature=emb_logo

    A vida de Bill demonstra que ele sempre teve uma visão macro sobre o Mundo, e agora não é diferente. Sua próxima preocupação é garantir que as doses da vacina contra a COVID-19 não sejam inacessíveis para os mais pobres. Por isso, ele planeja investir em fábricas ao redor do globo para produzir bilhões de doses anuais.

    Sua Fundação também está ajudando a comprar doses em potencial para países de baixa renda, com US$ 100 milhões por um esforço liderado pela organização sem fins lucrativos Gavi, The Vaccine Alliance.

    Recentemente Bill afirmou que “Existe um plano para ter várias fábricas na Ásia, várias fábricas nas Américas, várias fábricas na Europa, e se pudermos fazer de 1 a 2 bilhões de doses por ano, o problema de alocação não será super agudo (...) Se você é capaz de fazer, digamos, 100 milhões de doses por ano, então você tem um problema quase impossível”.

    Isso porque, se deixarmos o livre mercado correr solto, as Nações irão competir por vacinas que serão escassas, buscando proteger suas próprias populações à custa de outros povos.

    E, como sabemos, não se pode acabar com uma pandemia em um único País, dada a sua natureza globalizada. Erradicar a doença de maneira rápida e eficaz só será possível com a cooperação entre os povos.

    Por enquanto, estima-se que os custos de algumas vacinas para COVID-19 ficarão entre 4 e 15 Dólares por dose, ou seja, algo entre 19,86 e 74,48 Reais na cotação de 05/06/2020. Isso não é muito para mim ou para você, mas certamente pesará no bolso dos mais pobres, e é justamente aí que Governos e Entidades precisam agir.

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé 94 - Quanto vai custar uma vacina contra a COVID-19?
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também