• testando

    Papo com Magali – Um prato típico e famoso para a Semana Santa

    1104 Jornal A Bigorna 28/03/2021 09:00:00

    Olá queridos leitores, nessa semana o nosso foco e a semana santa. Onde vivemos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Acompanhe a programação da semana e desde já uma semana abençoada para todos nós, a lembrando também que no final das informações segue receitinha para vocês.

    Em 2021 a Semana Santa começa no dia 28 de março (Domingo de Ramos) e termina em 4 de abril (Domingo de Páscoa).

    Na sexta-feira santa, dia 2 de abril, é feriado em muitos municípios. Essas datas são móveis. Para calcular o dia da Páscoa deve-se somar 46 dias à quarta-feira de cinzas (dia seguinte ao Carnaval), pois é nessa quarta-feira que tem início a Quaresma, tempo que antecede a Páscoa, e que dura até a quinta-feira da semana santa. Assim, de 17 de fevereiro (quarta-feira de cinzas, em 2021) a 1 de abril (quinta-feira santa, em 2021) decorrem 46 dias.

    A Semana Santa representa três momentos: Paixão (martírio), Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

    Semana Santa 2021

    28 de março (Domingo de Ramos)

    29 de março (Segunda-feira Santa)

    30 de março (Terça-feira Santa)

    31 de março (Quarta-feira Santa)

    1º de abril (Quinta-feira Santa)

    2 de abril (Sexta-feira Santa)

    3 de abril (Sábado de Aleluia)

    4 de abril (Domingo de Páscoa)

    Domingo de Ramos

    Festa cristã que celebra o episódio bíblico que narra a chegada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, sendo saudado por ramos de palmeiras pelos seus seguidores.

    Segunda-feira Santa

    Marca o acontecimento de alguns episódios bíblicos importantes para o cristianismo, como a parábola de Jesus limpando o Templo e Jesus amaldiçoando a figueira. Não é feriado.

    Terça-feira Santa

    Também conhecida como Grande e Sagrada Terça-feira. Não é feriado, sendo festejado apenas nas igrejas cristãs como outro momento que antecede a morte e ressurreição de Cristo.

     

    Quarta-feira Santa

    De acordo com as narrativas bíblicas, teria sido neste dia que Judas Iscariotes  se ofereceu para entregar Jesus aos que planejavam matá-lo, em troca de dinheiro. Não é feriado.

    Quinta-feira Santa

    É quando se celebra a cerimônia do Lava-pés e a Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, de acordo com os relatos bíblicos. Não é feriado, mas em muitas escolas não há aulas.

    Sexta-feira Santa

    Também conhecida como “Sexta-feira da Paixão”, esta data é feriado em quase todos os municípios brasileiros. Neste dia, os cristãos lembram a paixão e morte de Jesus Cristo.

    Sábado de Aleluia (Sábado Santo)

    Não é considerado um feriado no Brasil, mas sim um ponto facultativo em alguns municípios. Nesta data, a Igreja Católica faz a vigília pascal, onde é lembrada a “descida de Jesus à mansão dos mortos”.

    Domingo de Páscoa

    O Domingo de Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, de acordo com o catolicismo.

    Páscoa e seu significado

    A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia a cada ano. Acontece sempre no domingo depois da primeira Lua cheia do equinócio, o que, por norma, costuma se realizar entre os dias 22 de março e 25 de abril. A data foi definida desta forma pelo fato de a Páscoa ter origem judaica, e a celebração da Páscoa judaica ter início no equinócio. A Páscoa é considerada uma das festas mais importantes para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu com o intuito de libertar a humanidade do pecado. Assim, a Páscoa judaica também comemora a libertação do seu povo, que era escravizado. A Páscoa marca o fim da chamada Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa. A Páscoa tem origem judaica e chamava-se Pessach, que significa “passagem”.

    Passagem, ou travessia, significa o percurso feito pelos judeus depois de alcançarem a liberdade após um longo período em que foram escravizados. Libertos, os judeus fizeram a travessia do Mar Vermelho em busca da chamada Terra Prometida, de acordo com a promessa feita por Deus.

    Símbolos da Páscoa

    Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos. No Brasil, os mais populares são:

    Coelho da Páscoa;

    Ovos de Páscoa feitos de chocolate;

    Cruz da ressurreição;

    Cordeiro;

    Pão e o vinho;

    Círio pascal;

    Mensagem de Páscoa

    Nesta Páscoa não quero chocolate, quero as bênçãos e promessas de dias melhores para todos os que estão necessitando, seja de amor ou de um pouco mais de esperança em suas vidas! Feliz Páscoa para todos!

     

    O Coelhinho da Páscoa está muito ocupado, então me pediu para te dar um recado: dias melhores virão e serão tão doces e gostosos como os chocolates que trago comigo! Feliz Páscoa!

    Que a Páscoa de toda a sua família seja abençoada! Feliz Páscoa!

     

    Bacalhau de Páscoa

    Ingredientes:

    1 kg de bacalhau dessalgado (substitua por peixe de sua preferência)

    700 grs. batatas cozidas e espremidas

    1 lata de creme de leite

    2 cebolas grandes cortadas em rodelas

    1 sache de azeitonas cortadas em rodelas e sem caroço

    ½ xícara de chá de azeite

    Manteiga para untar

    Mozarela e parmesão

    Preparo:

    Refogue as cebolas no azeite até murchar, adicione as azeitonas e temperos a gosto, o bacalhau já desfiado e refogue por aproximadamente 5 minutos. Desligue o fogo e acrescente um fio de azeite.

    Em um refratário unte com a manteiga, adicione uma parte da batata e em seguida distribui o refogado. Finalize com a outra metade de batata, adicione queijo mozarela ralado, parmesão, um fio de azeite e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que doure. Sirva com arroz branco.

    Bom apetite!

    Até a próxima, abraço da Magali.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também