• testando

    Pescador que sobreviveu após barco virar no rio Paranapanema diz que saco plástico

    Resgate

    2756 Jornal A Bigorna 16/12/2020 12:00:00

    Um saco plástico de 12 litros fechado foi o que salvou a vida do pescador José Adail da Cunha, de 56 anos, após o barco dele virar no rio Paranapanema, em Timburi (SP). Ao G1, José relatou que o ar contido na embalagem foi literalmente o último fôlego para conseguir forças e nadar até a margem.

    O barco virou a aproximadamente 100 metros da margem do rio na segunda-feira (14). O amigo, ex-vereador Juraci Poma Tomaz, de 58 anos, também estava na embarcação e sumiu no rio. Ele está sendo procurado por bombeiros de Ourinhos desde terça-feira (15).

    De acordo com José, ele e o amigo estavam pescando, quando a chegada da chuva fez Juraci acelerar o motor do barco, de 25 Hp, para alcançarem mais rapidamente a margem do rio.

    "Só que depois de 50 metros, ele perdeu o controle do leme e o barco fez um movimento brusco para o lado. Fomos jogados pelo rio", afirmou.

    O pescador conta que os dois amigos boiaram no rio enquanto o barco seguia descontrolado, em alta velocidade, em círculos. Foi quando José pegou o saco plástico de 12 litros, fechado com um nó, que estava na embarcação. Dentro dele havia uma capa de proteção contra a chuva, além de uma embalagem com iscas.

    "Falei pra ele [Juraci] pegar uma garrafa PET que estava a uns dois metros dele, mas ele não pegou", conta.

    O pescador ainda relata que como estava cansado, sem forças para nadar, usou o último recurso para tentar sobreviver.

    "Eu abri o saco plástico e respirei todo o ar contido na embalagem. Nadei e alcancei a margem do rio. Fui salvo por um saquinho de 12 litros", ressalta.

    Já em terra firme, ele viu o amigo afundar duas vezes até desaparecer. O barco, após vários movimentos circulares, bateu na margem e seguiu em linha reta por mais 500 metros para o meio do rio, onde o motor desligou.

    José foi quem pediu socorro e, logo depois, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local para iniciar as buscas.

    "Estou sem forças. Ele era meu grande amigo", conta emocionado.

    O trabalho de buscas por Juraci será retomado nesta quarta-feira (16). José estará presente para indicar o local aos bombeiros.(Do G-1)

    IMAGENS ANEXADAS

    Pescador que sobreviveu após barco virar no rio Paranapanema diz que saco plástico
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também