• testando

    Ricardo Madalena pede providências para solucionar problema da Represa Jurumirim em Avaré

    Represa de Jurumirim

    2160 Jornal A Bigorna 02/11/2019 04:50:00

    O baixo nível de água da Represa Jurumirim que vem chamando a atenção de autoridades locais, também chamou atenção do Deputado Estadual Ricardo Madalena (PL), o qual através de ofícios cobrou a  ANEEL –  Agencia Nacional de Energia Elétrica, a ANA – Agência Nacional de Águas, bem como a Secretaria  de Infraestrutura e Meio Ambiente, representada por Marcos Penido.

    Nos ofícios enviados, o parlamentar questiona o baixo nível das águas da Represa Jurumirim, um dos cartões postais da região de Avaré.

    A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o deputado ressalva que sejam tomadas providência, já que o nível atinge o mais baixo em cerca de 14% nos últimos 25 anos.

    Moção ao presidente Bolsonaro

    Não se furtando em apenas cobrar agências, Ricardo Madalena enviou uma Moção ao atual presidente Jair Messias Bolsonaro, destacando a importância da Represa Jurumirim.

    Num dos trechos enviados ao presidente Bolsonaro, o deputado salienta: “A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema para exploração de seu potencial banha dez municípios e desde o início da instalação da Represa, moradores e investidores buscam melhorias para o setor turístico. É notório que as barragens de Usinas Hidrelétricas influenciam o nível do rio e em épocas de estiagem o rio logo abaixo da barragem fica praticamente seco, porque muitas vezes os operadores da barragem não cumprem a norma legal de deixar no rio a sua vazão mínima, e isso afeta não só a biodiversidade, mas também o abastecimento de água da população e de outras atividades econômicas”.

    Empresa responsável

    O Deputado Ricardo Madalena destaca ainda que aempresa China ThreeGorges Corporation,a qual opera e administra oito usinas hidrelétricas ao longo do Rio Paranapanema, dentre as quais a Represa de Jurumirim e desde a conclusão da aquisição das operações da Duke Energy Internacional assumiu solidariamente todas as suas obrigações com a Represa de Jurumirim  - formada pelo represamento do Rio Paranapanema  para exploração de seu potencial energético, banha dez municípios incluindo as cidades de Itaí e Avaré e em referência especifica a Represa de Jurumirim.

    O parlamentar paulista ainda destacou que, desde o início da instalação da Represa, moradores e investidores buscaram atividades econômicas para melhor desenvolvimento de seu potencial turístico, investindo em marinas, locais de pesca, campings, hotéis, pousadas, passeios de barco. Entretanto, nos últimos anos esses moradores tem se deparado com um volume cada vez menor de água na represa, estando atualmente com menos de 17% de sua capacidade, um dos mais baixos nos últimos 25 anos, segundo dados da Agencia Nacional de Águas.

    “Os moradores nunca viram um nível de água tão baixo, com barcos danificados, inundados e virados ou parados, muita lama, faixas de areia ao redor da represa estão aumentando, tocos de arvores antes submersos e agora visíveis, trazendo enormes riscos para a navegação na represa. A paisagem mudou! Agricultores e pescadores também sofrem com volume de água tão baixo. Os peixes desaparecem e sua reprodução tende a baixar. Os danos ao Meio Ambiente são visíveis. Os prejuízos diretos para pequenos e médios negócios impactam toda a estrutura econômica e de lazer da região.”- lamentou o deputado Madalena.

    Represa Jurumirim

    O início das obras de construção foi em 1956 e a última máquina instalada foi em 1962, construída e montada pela Construtora Servix.

    O nome Jurumirim vem do tupi e significa "foz pequena".

    A usina possui uma potência instalada de 98.000 kW, por meio de duas turbinas do tipo Kaplan, a partir de um desnível de 30,9 m. Seu reservatório inunda uma área de até 449 Km2.

    Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o lago da Usina Hidrelétrica de Jurumirim é capaz de armazenar 2% do volume represável pelos reservatórios do Sistema Sudeste/Centro Oeste, o que representa 34,42% do armazenamento de água do subsistema do Rio Paranapanema.

    A bacia hidrográfica tem uma área de 17.800 km². Tem cerca de cem quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa três quilômetros de largura. A represa tem um reservatório com área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro e tem uma descarga de 1.790 m³/s.

    IMAGENS ANEXADAS

    Ricardo Madalena pede providências para solucionar problema da Represa Jurumirim em Avaré
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também