• testando

    Secretaria da Saúde de Avaré afirma que não há casos suspeitos de coronavírus

    Administração de Avaré

    1607 Jornal A Bigorna 17/03/2020 12:00:00

    A Secretaria Municipal da Saúde de Avaré informa que, diferente do que foi divulgado inadvertidamente, até o momento não há casos de pacientes com suspeita de infecção pelo covid-19 (coronavírus).

    No último fim de semana, deu entrada no Pronto Socorro de Avaré um paciente de origem alemã, residente na cidade de Itu, com sintomas moderados da síndrome gripal.

    Após o primeiro atendimento, o paciente recebeu a orientação de que seu quadro não se enquadrava, até aquele momento, nas hipóteses de colheita e encaminhamento de exame para verificar o contágio pelo covid-19. O paciente deixou Avaré ainda no sábado, 14, e retornou à sua cidade de origem.
    Ainda no fim de semana, um casal que reside em Avaré que retornou de viagem à Bélgica se dirigiu ao Pronto- Socorro Municipal para informar o destino da viagem e solicitar a realização do teste para o covid-19.

    Como não apresentavam sequer os sintomas leves da síndrome gripal, ambos foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar e a monitorar o surgimento e o agravamento de eventuais sintomas que afligem os pacientes considerados graves, como tosse seca, febre alta e falta de ar.
    Evite disseminar informações incorretas

    A Secretaria da Saúde alerta a todos que, neste momento, não há motivos para que a população se dirija até o Pronto Socorro de Avaré ao apresentar sintomas leves de gripe ou resfriado. Nestes casos, recomenda-se tratar o quadro na própria residência e evitar contato com terceiros.

    A orientação do Ministério da Saúde é que a população evite deslocamentos desnecessários até unidades de saúde, deixando os serviços de urgência e emergência para os pacientes que apresentem a forma mais aguda da síndrome.

    Atendimento prioritário

    A população acima de 60 anos, bem como pessoas que possuam alguma doença relacionada aos sistemas imunológico e respiratório, deve se precaver e ficar atenta ao surgimento dos sintomas mais agudos e procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima da sua residência.

    Este é o grupo que tem prioridade de atendimento e deve receber maior atenção dos serviços de saúde. Caso apresente falta de ar, o munícipe deve dirigir-se imediatamente à unidade de urgência e emergência para a adoção de outras medidas.

     
    Mudança na realização de testes
    Com o objetivo de concentrar e priorizar a análise de casos mais graves na região, a realização de exames para detectar a infecção pelo covid-19 será feita apenas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), seguindo determinação da Secretaria Estadual da Saúde que considera que apenas pacientes cujo quadro evolua para tosse seca, febre alta e especialmente falta de ar sejam investigados, pois, conforme já relatado, pacientes têm prioridade no atendimento.

     
     

     

     

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Secretaria da Saúde de Avaré afirma que não há casos suspeitos de coronavírus
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também