• testando

    Sociedade que se desmantela - Chatô

    Artigo

    2787 Jornal A Bigorna 30/04/2019 13:10:00

    Por Assis Chateubriand - As imagens da Catedral de Notre Dame em chamas atraíram a atenção de toda a mídia na data do fato. Em pouco tempo foi arrecadado bilhões para recuperá-la. Algo notável, mas que deveria ser de responsabilidade da França.

    Os tais ‘bilionários do mundo’, uma ínfima parte da população, doaram milhões e tiveram seus nomes divulgados, no afã de se aparecerem em todo o mundo.

    Estava deitado, pensando com meus botões, era noite já, e, mesmo assim resolvi ir fazer uma pequena caminhada, afinal à idade exige tais sacrifícios.

    E lá estava caminhando a passos lentos quando vi bem a minha frente, deitado com uma coberta defronte a Rodoviária de Avaré, um homem, um pouco velho com uma coberta e um pequeno embrulho que fazia de travesseiro.

    Pensei em Deus, e pedi a Ele (Deus) que olhasse por tal pessoa. Fui até um local e comi um pequeno lanche. Ao terminar me lembrei do tal homem e decidi que voltaria pelo mesmo caminho, porém, senti que Deus estava com aquele homem, e eu sim, que estava sem Ele. Pedi um lanche pra viagem.

    Não consigo andar depressa, mas tinha certeza que aquele homem estaria lá, afinal, onde poderia dormir? Voltei pelo mesmo caminho. Quando cheguei perto, olhei-o, e quando ele abriu os olhos fitou-me com a expressão de incredulidade. Ao seu lado estava um pequeno cão. Dei-lhe o lanche. Ele agradeceu com um pequeno gesto de cabeça. Tirou um pedaço e deu ao seu velho amigo que estava ao seu lado, não importando se ali havia riqueza ou beleza.

    Voltando fiquei olhando às estrelas e me lembrei dos milhões que deram muito dinheiro para obras materiais, e todos se esqueceram de que neste mundo estamos apenas de passagem, e, assim, portanto, esquecemo-nos de que existem seres-humanos com fome, frio e dor.

    Não critico quem quis doar o que é seu para uma Catedral, todavia refleti muito naquela noite sobre como o ser-humano despreza o próprio ser-humano. Tanto dinheiro que poderia ser doado para os milhões que morrem de fome e de doenças em lugares dos mais distintos do mundo, acaba parando em obras materiais – de todos os tipos.

     O homem, de fato e com fato, não liga para a dor do outro. Pensei: onde está Deus? Contudo depois de algum tempo, vi que exagerei, e que Deus não tem a mínima culpa da arrogância e do egoísmo humano, lugar este, onde se vale o que tem e não o que se é.

    A sociedade inadvertidamente, e, talvez, inconscientemente desmantela-se pouco a pouco, e, que, chegará determinado momento que a Paz já não mais existirá; que o amor estará extinto pela natureza esdrúxula de ser-humano-animal; que o prazer de ver o outro bem desaparecerá por completo; que o nada reinará sobre todos os que ainda estiverem aqui. Não sou vidente, mas pelo que noto no final de minha vida é que viveremos tempos sombrios enquanto o ser-humano continuar a desprezar seu semelhante.

     

     

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Sociedade que se desmantela - Chatô
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também