• testando

    Unimed Avaré implanta prontuário digital em clínicas e consultórios

    Unimed Avaré

    899 Jornal A Bigorna 16/01/2021 01:30:00

    A versão digital do prontuário médico começou a chegar à rede credenciada da Unimed Avaré. A Cooperativa iniciou a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em outubro de 2020. A Clínica de Especialidades Médicas de Itaí e o Consultório da Unimed Avaré (que funciona em sua sede) já estão contando com o novo sistema.

    Segundo o Coordenador de Tecnologia de Informação da Unimed, Silvio Henrique Parra Alonso, em janeiro, está prevista a instalação do PEP em mais uma clínica em Avaré. “O sistema já está estável e pronto para contemplar os demais consultórios e clínicas”, ressaltou Silvio, informando ainda que quase 30 médicos receberam treinamento e já utilizam o prontuário digital.

    O PEP é uma ferramenta usada para registrar, armazenar e disponibilizar a todo o momento informações sobre consultas, exames, condutas e tratamentos. “O principal objetivo do PEP é informatizar os prontuários, reduzir espaço físico de arquivamento, reduzir impressões e formulários manuais, proteger os dados de saúde dos pacientes de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e agilizar o atendimento das clínicas e consultórios”, explicou Silvio Alonso.

    Além de ter dados clínicos dos pacientes, através do prontuário digital, o médico pode prescrever exames e medicamentos, bem como acessar o histórico de todos os atendimentos realizados. O PEP auxilia ainda as secretárias na rotina diária dos consultórios e clínicas, facilitando o agendamento e a confirmação de consultas.

    O novo sistema também beneficia os pacientes. “Através de um aplicativo em seu celular, o paciente pode agendar consultas, além de receber receita digital pelo WhatsApp, SMS ou por e-mail”, informou o Silvio. A Farmácia Unimed, em Avaré e Itaí, já está apta e pronta para atender as pessoas que usarem o receituário digital, facilitando sua compra. Desta forma, a Unimed torna desnecessária a impressão de receitas médicas e contribui com o meio ambiente.

    Além dos beneficiários da Unimed, o prontuário digital contempla pacientes particulares e que tenham outros convênios médicos. O PEP está integrado ao sistema da Unimed, através da comunicação TISS padronizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Unimed Avaré implanta prontuário digital em clínicas e consultórios
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também