• testando

    Uso de máscaras são eficientes e devem ser seguidas, diz estudo

    1220 Jornal A Bigorna 28/03/2021 08:20:00

    Pesquisas realizadas pelos governos de EUA, Reino Unido, Japão, Itália e Israel descrevem a importância do uso de máscaras nesta 2ª onda pandêmica de Covid-19.

    Segundo estudos o risco de inalação de pequenas gotículas ou aerossóis podem se manter em suspensão, especialmente em ambientes fechados e mal ventilados. Esse é o principal mecanismo de transmissão.

    Tais partículas podem ser produzidas pelo simples ato de respirar ou falar, antes do surgimento de sintomas como espirro e tosse.

    Além disso, quanto mais alto falamos, mais partículas emitimos. Elas podem ficar em suspensão por horas, especialmente em lugares fechados e mal ventilados. Nessas condições, a distância de 1 ou 2 metros pode ser insuficiente para a prevenção da infecção e inócuas medidas como a adoção de barreiras de acrílico.

    Máscaras de proteção

    Diante do cenário crítico da pandemia no Brasil, a distribuição de máscaras de melhor qualidade deveria ser seriamente considerada por governos locais. Países como Áustria, França e Alemanha discutiram a adoção de máscaras do tipo PFF2 em todos os locais fechados e mal ventilados, como transporte público e comércio.

    Garantidos esses insumos a todos os profissionais de saúde (incluindo os agentes comunitários de saúde), o acesso deveria também ser garantido à parcela da população mais exposta a locais aglomerados, bem como àqueles com maior risco de desenvolver um caso grave de Covid-19.

    Por fim, diz o estudo que é inadmissível que não haja, no Brasil, nenhum parâmetro oficial a orientar consumidores para adquirirem máscaras de comprovada eficácia.(Da Folha de SP)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também