• testando

    Vereadores questionam instalação de Farmácia Única no município

    Política

    1864 Jornal A Bigorna 12/03/2020 13:20:00

    Foi aprovado, durante a última sessão de Câmara de Avaré, requerimento de autoria da vereadora Adalgisa Lopes Ward (PV), com subscrição de Marialva Araújo Souza Biazon (PSDB), pedindo esclarecimentos, à Prefeitura Municipal de Avaré quanto ao fechamento das farmácias mantidas, até os dias atuais, nos postos de Saúde da cidade. Além das duas representantes populares, o assunto também foi mencionado, durante a Palavra Livre, pelo vereador Sérgio Luiz Fernandes (PSC).

    O assunto havia sido antecipado durante a Tribuna Livre, quando o cidadão José Paulo Santos de Oliveira, morador do Distrito da Barra Grande apresentou um abaixo-assinado referente ao tema. Pegando o gancho, Marialva Biazon citou a instalação de uma Farmácia Única em substituição às seis unidades existentes nos postos de Saúde dos bairros, que serão desativados. A instalação está prevista para o próximo mês de junho.

    “Isso poderá causar muita dificuldade para a população. Por isso, penso que o abaixo-assinado proposto é de suma importância para externar a opinião da população quanto a essa situação”, destacou a vereadora. Marialva ainda destacou a possibilidade de interceder, junto à secretaria responsável, para que a mudança não ocorra, caso seja desejo do público atendido. Já a professora Adalgisa Ward, responsável pelo requerimento (0200/2020) fez outros questionamentos no teor do documento. “Como fica a situação dos idosos e portadores de deficiências físicas que têm dificuldades de locomoção para pegar seus medicamentos”, destacou ela.

    Por sua vez, o vereador Sérgio Luiz Fernandes (PSC) levantou os possíveis problemas que poderão surgir com a centralização do atendimento e, ao mesmo tempo, apontou uma solução. “Seria interessante que o Governo Municipal copiasse boas ideias de outras áreas, como a de informatizar a Rede de Saúde. Nas cidades em que isso aconteceu, passou a ser possível fazer um controle dos remédios fornecidos aos cidadãos. Além disso, as fichas dos pacientes podem ser acessadas de qualquer unidade”, disse cabo Sérgio.  

    O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado, nos próximos dias, para o departamento competente do Executivo de Avaré.

    IMAGENS ANEXADAS

    Vereadores questionam instalação de Farmácia Única no município
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também