Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Crônica

A DESGRAÇA DO GRAXA

Por Jornal A Bigorna 24/05/2026 11:00:00 145
A DESGRAÇA DO GRAXA

 Crônica                 

A DESGRAÇA DO GRAXA

---------------------------------

José Carlos Santos Peres

----------------------------------

O telefone toca na Oficina São Cristóvão. Do outro lado, Marcinha Da Recepção com seus ais e uis... Queria falar com o mecânico chefe que, platonicamente, nutria por ela uma paixão devastadora.

- Aqui é o ajudante Betão no apareio...O Graxa? Não se encontra no recinto do local. A senhora quer deixar recado? Acho que ele foi dar uma cagadinha. Um tico.  

Graxa, emputecido:

-  Eu mato esse desgraçado... Onde já se viu falar para a Marcinha que fui dar uma cagadinha. Aliás, que merda é essa de tico? Você pode me explicar, Betão?

- Vem de tico-tico, chefe.  

- Mas que tem a ver, meu irmão? Só falta agora ela pensar que estou a cagar passarinhos.

- Quer dizer coisa rasteirinha, de nada... Você já viu um tico-tico, chefe?

- Não acredito, meu... Uma vida nessa de firmar uma imagem perante. Sou um cara romântico do caraio; inda ontem comprei uma caixa de paçoquinha pra ela... Essa coisa escatológica tem de ficar entre quatro paredes, meu... Porra Betão, ela deve estar pensando: o Graxa é um cagão.

- E não é?  Hoje mesmo você deve ter ido umas treis veis ao banheiro...

Quatro!

Desce tropeçando degraus. E no que sai o telefone toca, novamente, para desespero do Betão, já sem saber o que dizer:

- Dona Márcia, a senhora não vai acreditar. Mas ele foi... Digamos assim: tirar água do joelho... Ah, a senhora não sabe o que significa? Dona Márcia, em que mundo a senhora véve? Seringa? Não, dona Márcia, é pelo procedimento natural mesmo.

Do meu canto, resolvo colaborar:

-  Betão, pega lá com o Flavio da CIPA um comprimido de Imosec que, pelo jeito, essa tortura do Graxa não tem hora para terminar.

Pouco depois o ajudante chega com uma cartela de seis comprimidos. Solícito, vai ao encontro do chefe, antes que ele tome novamente o caminho do banheiro.

- Taí, ô mar agradecido... Toma uns quatro, pra ver se estanca.

Copinho d`água, comprimido suspenso, Graxa tem um estalo:

- Betão, me diga uma coisa: a Marcinha não se mudou se para a mesma sala do Flávio?

- Do ladinho... Inclusive justamente ela me alcançou a cartela.

Graxa perde a cor... Um pulo e um tapa na bancada, derrubando parafusos, chaves, jogos da sena e bielas das parafusetas:

- Putaquepariu, Betão! Cumé que você vai pegar com a minha princesinha um remédio pra diarreia? E ainda me pede seis comprimidos, meirmão? Pedisse unzinho só, desgraçado. Unzinho!

- Preocupa não, chefe. Eu disse que no seu caso seria pra combater uma doença que resseca o peão por dentro, chamada escratológica.

- Fudeu, Betão... Que porra é essa de resseca? É o contrário, idiota.

- Falei assim: dona Márcia, o Graxa é um cara ressecado que dá até dó... Eita cara ressecado esse meu amigo, eu falei.

Ôps! Novamente a coisa aperta e Graxa sai em disparada: - se a princesinha ligar diga que morri -  E se afunda de vez no banheiro.

Pois não é que:

- Beto, meu querido. E o homem? Sarou? Preciso passar uma Ordem de Serviço para ele.

- Dona Márcia, é o seguinte: não vou enrolar, que toda vez que falo com a senhora acaba dando cagada. Aliás, bem a propósito essa palavra aí, em se tratando... Hein, dona Márcia?

- Num entendi, Roberto... Em se tratando de quê?

- Dona Márcia, a senhora me descurpa eu, mas já percebi que a senhora é meio lerda pra certas coisas...

- Eu, lerda? Tá bom, meu querido. Mas me diga: e o homem? Quero falar com ele.

- Pois é, dona Márcia. Serei direto como uma flecha: ele disse - se a princesinha ligar diga que morri... Então é isso, dona Márcia, o morfético morreu!

- Engraçadinho... Quer dizer que ele morreu? E o senhor, seu Roberto, que é tão esperto no palavreado, poderia me dizer da causa?

- Sabe de uma coisa, dona Márcia?! Serei direto como uma segunda flecha: o filho da puta morreu foi de caganeira... Pronto! Falei! 

 

 

Crônica

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
SOLIDARIEDADE QUE CHEGA À MESA DE QUEM MAIS PRECISA GRAÇAS A PRIMEIRA-DAMA DE AVARÉ
6-outubro-2026 214
Avaré
Secretaria do TEA atende em novo endereço e retoma oficinas gratuitas
6-outubro-2026 195
Saúde Pública
Vacina contra a dengue suspensa não é atualmente usada em Avaré, esclarece a Saúde
6-setembro-2026 11560
Caso de Polícia - SP
Operação prende chefe de investigadores, ex-policial civil e ex-estagiário do MP de SP suspeitos de serem infiltrados do PCC
6-setembro-2026 2371
Nacional
Frente fria derruba as temperaturas no Sul e leva chuva para parte do Sudeste
6-setembro-2026 1902
Brasil: Polícia
Policiais do tráfico: agentes vendiam drogas, desviavam apreensões e ensinavam criminosos a fugir da Justiça
6-setembro-2026 3338
Acidente
Acidente entre duas motos é registrado na SP- 255 em Avaré – um dos condutores era menor de idade
6-setembro-2026 2006
Brasil: Polícia
Estagiário do MP cobrava R$ 500 mil para “blindar” traficante do PCC
6-setembro-2026 2155
Política Nacional
Eleição em MG desafia Lula e Flávio Bolsonaro, e campanhas procuram candidatos a governador
6-setembro-2026 3243
Caso de Polícia - SP
Homem é preso ao transportar cerca de 200 tijolos de maconha em rodovia de Avaré
6-agosto-2026 1205
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS