Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Caso de Polícia - SP

Operação prende chefe de investigadores, ex-policial civil e ex-estagiário do MP de SP suspeitos de serem infiltrados do PCC

Por Jornal A Bigorna 09/06/2026 08:00:00 114
Operação prende chefe de investigadores, ex-policial civil e ex-estagiário do MP de SP suspeitos de serem infiltrados do PCC

Uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) prendeu na manhã desta terça-feira (9), um chefe de investigadores da Polícia Civil, um ex-policial civil e um ex-estagiário do Ministério Público, suspeitos de atuarem como infiltrados do PCC (Primeiro Comando da Capital), em Campinas, no interior de São Paulo.

O grupo, segundo as investigações, é suspeito de participação no plano para matar Amauri Silveira Filho, promotor de justiça do Gaeco. O atentado foi descoberto e frustrado, em 2025.

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária, sendo dois em Campinas, e um na cidade de Cardoso (SP). Além disso, são cumpridos dez mandados de busca e apreensão nos dois municípios.

Os investigadores descobriram que uma semana antes da Operação Pronta Resposta, deflagrada em 22 de agosto do ano passado, que frustrou o atentado contra o promotor, um dos principais acusados, responsável pela execução do plano para matar o promotor de Justiça, teve um encontro com o chefe dos investigadores da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) de Campinas.

No material apreendido na ocasião, o Gaeco encontrou vídeos que mostram a reunião entre os investigados, às vésperas do início da operação que viria a frustrar o atentado contra o promotor. O Gaeco analisa as informações privilegiadas e sensíveis que teriam sido repassadas ao criminoso pelo investigador de polícia.

De acordo com as investigações, o Gaeco também descobriu que um dos principais membros do PCC na região estava sendo vítima de extorsão por um ex-estagiário do Ministério Público. A investigação aponta que, meses antes, ele teria se infiltrado premeditadamente em uma das Promotorias de Justiça Criminais de Campinas para cometer o crime.

O ex-estagiário, que atualmente é advogado, utilizava os bancos de dados e sistemas de pesquisa, contando com ajuda de outros agentes públicos, para identificar criminosos de alto poder econômico. De posse dessas informações, diz a investigação, ele passava a pedir dinheiro em troca de suposta proteção nas investigações.

Dentre os agentes públicos, está um policial penal e um ex-policial civil, expulso da corporação anos atrás por participação em crime de extorsão mediante sequestro.

Por envolverem suspeitos integrantes da Polícia Civil e da Polícia Penal, para cumprimento dos mandados de busca e apreensão e de prisão, expedidos pelo Juízo de Garantias de Campinas, o Gaeco conta com o 1º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), com as Corregedorias da Polícia Civil e da Polícia Penal, bem como da Comissão de Prerrogativas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), especificamente para as buscas em escritório de advocacia.(Da Folha de SP)

Caso de Polícia - SP

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Nacional
Frente fria derruba as temperaturas no Sul e leva chuva para parte do Sudeste
6-setembro-2026 77
Brasil: Polícia
Policiais do tráfico: agentes vendiam drogas, desviavam apreensões e ensinavam criminosos a fugir da Justiça
6-setembro-2026 76
Acidente
Acidente entre duas motos é registrado na SP- 255 em Avaré – um dos condutores era menor de idade
6-setembro-2026 100
Brasil: Polícia
Estagiário do MP cobrava R$ 500 mil para “blindar” traficante do PCC
6-setembro-2026 103
Política Nacional
Eleição em MG desafia Lula e Flávio Bolsonaro, e campanhas procuram candidatos a governador
6-setembro-2026 109
Caso de Polícia - SP
Homem é preso ao transportar cerca de 200 tijolos de maconha em rodovia de Avaré
6-agosto-2026 1108
Avaré
Avaré terá telão na Concha Acústica para os jogos da Seleção Brasileira
6-agosto-2026 565
Saúde Pública
SUS suspende uso de vacina da dengue do Butantan após reações adversas
6-agosto-2026 949
Brasil: Polícia
Pai espanca filha de 12 anos até a morte após ver conversa com garoto
6-agosto-2026 2221
Geral
O problema dos carros elétricos não é pegar fogo; é a bateria
6-agosto-2026 585
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS