
Nesta semana alguns internautas se manifestaram a respeito do abandono da prefeitura referente ao prédio que abrigava o antigo Museu, além de ser patrimônio histórico que a cada dia se perde no tempo e no abandono.
Ao invés de se preservar a história da cidade, aos poucos o prédio está se deteriorando. Sem intenção político-administrativa de governos passados e do atual, o prédio – símbolo histórico localizado à Praça Rui Barboza está perecendo.
O local que já foi o antigo Fórum e Cadeia é obra do construtor italiano Germano Mariutti, seguindo projeto arquitetônico do francês Victor Dubugras.
Inaugurado em 1896, nele funcionaram o Poder Judiciário e a Cadeia Pública até 1955, quando o presídio foi transferido para outro prédio.
Funcionou como fórum até 1969, ano em que passou a abrigar a Delegacia de Ensino. Tombado em 1980 pelo Patrimônio Histórico Estadual, no ano 2000, o governador estadual deu permissão de uso do imóvel pela Prefeitura por 20 anos.
“Enquanto as autoridades não levarem a sério a história de uma cidade, ela aos poucos morrerá” - frisou um avareense - que gostaria que a cidade tivesse não apenas páginas e fotos históricas, mas também locais onde a história de Avaré pudesse ser visitada.