
Com as intensas chuvas das últimas semanas, nível da água do lago situado no Parque Ecológico Therezinha Teixeira de Freitas voltou a subir, cobrindo parcialmente a estação de bombeamento de esgoto que fica no local.
A subida das águas se deu em razão do entupimento da tubulação que passa por baixo da SP 255, e que leva as águas para propriedades e um pesqueiro, situados na beira da estrada rural identificada como Avenida Industrial. Vários proprietários rurais contactaram a Comarca para falar do problema.
Na manhã de quarta-feira, 26 de dezembro, a pressão da água sobre a tubulação fez com que o fluxo voltasse a se restabelecer, mas junto com a água desceu um grande volume de lama, que afetou o manancial e levou barro para açudes e cursos d’água das propriedades.
EROSÕES – Técnicos da CCR Vias estiveram no local verificando os estragos. A reportagem esteve no trecho e pode verificar o forte cheiro de esgoto no local, além do assoreamento, que ficou ainda mais extenso.
Um engenheiro disse que boa parte da lama é resultante das erosões no Jardim Europa, que desceram no sentido da vazão do parque. “Imagens de satélite mostram bem essa vazão da terra”, disse. Ainda segundo ele, “uma solução (para o assoreamento) está sendo estudada, mas o objetivo é restabelecer a calha da tubulação para evitar novos entupimentos”.
As fotos mostram o assoreamento, além de imagens comparando o nível da água na estação de bombeamento de esgoto.(om informações do Jornal A Comarca).