• Cuidar dos espaços

    1356 Jornal A Bigorna 03/02/2019 19:40:00

    No largo São Benedito algumas árvores, as mais escondidinhas e nem por isso menos importantes, foram exterminadas pela Prefeitura. A alegação é sempre a mesma: necessidade. No caso, estariam fragilizadas.

    Pode ser! Que árvore tem mesma essa mania de perder força ao longo dos anos. Faz parte da natureza... E se a Secretaria tem laudo técnico atestando que todas aquelas estavam doentes, quem somos para questionar?

    Há porém uma prática perversa, tipicamente avareense, de derrubar, ceifar, destruir... Isso acontece com prédios históricos e com árvores na cidade.

    Pelos altos da Vila Martins e suas lonjuras quantas espécies não foram dizimadas num passado não tão distante? No Jardim Europa? Para esses canaviais todos se estendendo pelo município quantas árvores não foram enterradas?

    Então, quando se fala em necessidade imperiosa o avareense fica com um pé atrás... Mas há necessidade, sim, de um acompanhamento mais criterioso em alguns locais na cidade como Largo São João, Romeu Bretas, Largo da Matriz...

    Na quarta-feira um vendaval fez estragos no Largo Santa Cruz (parece haver um “corredor” naquela local convidativo aos temporais). Há muitas espécies quase centenárias que precisam de acompanhamento e, muitas vezes, de processo de recuperação.

    O interessante e lamentável é saber que não há por parte da administração pública a mesma disposição em desenvolver um bom projeto de arborização na cidade. Para cortar a eficiência é grande. Só para cortar.

    A propósito, como anda o viveiro de mudas, então localizado no Horto Florestal? E com ele, toda aquelas ações desenvolvidas em administrações passadas incentivando a população ao plantio, com a Prefeitura fornecendo mudas e orientações?

    Cortar, muitas vezes, se faz necessário; replantar e plantar, mais ainda numa cidade que ao longo dos anos está perdendo seus espaços verdes. Cada diamais, “por força da necessidade”.

    Por José Carlos Santos Peres (A Voz do Vale)

    IMAGENS ANEXADAS

    Cuidar dos espaços
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também