
Em alinhamento com a Operação SP Sem Fogo, coordenada pelo Governo do Estado de São Paulo, a Defesa Civil de Avaré tem participado ativamente de ações preparatórias para o período de estiagem, época crítica marcada pelo aumento significativo do risco de queimadas.
As ações integram uma agenda de capacitação promovida pela Operação Estiagem, que tem como meta proteger a população e preservar o meio ambiente por meio da preparação técnica e do trabalho conjunto entre órgãos municipais, estaduais e comunidade.
Recentemente, a equipe da Defesa Civil de Avaré participou do simulado de incêndio realizado no Parque Juquery, em Franco da Rocha.
A atividade teve como objetivo testar a capacidade de resposta integrada entre os diversos órgãos envolvidos na prevenção e combate a incêndios em áreas de vegetação.
A equipe avareense também se fez presente na Oficina Preparatória da Operação Estiagem 2025 realizada no último dia 17, em Botucatu.
O encontro reuniu representantes da região para capacitação técnica e planejamento estratégico, com foco na atuação coordenada e eficiente diante de situações de risco que a seca impõe.
Crime ambiental
É importante ressaltar ainda que utilizar fogo para a limpeza de terrenos pode configurar crime ambiental.
Neste caso, o morador deve acionar a Polícia Militar pelo 190, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo (14) 3711-0200 ou o Departamento de Fiscalização pelo telefone (14) 3711-2579.