• testando

    Delegacia Seccional de Polícia cria setor especializado no combate a maus tratos a animais

    1327 Jornal A Bigorna 29/08/2023 21:40:00

    Na manhã desta terça-feira, dia 29/8, ocorreu reunião que marcou de forma simbólica o início das atividades do Setor de Proteção Animal (SEPA) da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, cuja sede recebeu o evento.

    Participaram do encontro o Delegado Seccional de Polícia, Rubens César Garcia Jorge, o líder do prefeito Jô Silvestre na Câmara, vereador Roberto Araújo, a ativista Maria de Lourdes Conte (ONG Amor de Quatro Patas) e o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento Ronaldo Souza Vilas Boas.

    Também estiveram presentes policiais civis que trabalharão diretamente ou indiretamente com o SEPA: o chefe do Investigadores da Seccional, Alexandre Aurani, o Chefe dos Escrivães, Clóvis Yamatsuka, o investigador chefe da DIG Mário Celestino, o escrivão Rodrigo Barboza e os investigadores Diego do Amaral e Fernando Tibúrcio.

    O órgão foi criado por ato do Delegado Seccional, por meio da Portaria nº 28/2023, de 24 de agosto de 2023.  Já está funcionando nas mesmas instalações do prédio que abriga a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE), na Rua Minas Gerais, 1.315, e tem como responsável o Delegado Fabiano Ribeiro Ferreira da Silva.

    O SEPA terá como atribuições principais investigar, planejar e coordenar ações operacionais táticas e estratégicas de combate ao crime de maus tratos aos animais e, com isso, reprimir e investigar as infrações penais dessa natureza.  Também será responsável por recepcionar todas as denúncias anônimas sobre casos de maus tratos a animais.

    Para atingir o objetivo proposto, a Delegacia Seccional de Polícia de Avaré manterá contato e buscará parceiros com o objetivo de construir uma rede de apoio junto a clínicas veterinárias, Prefeitura Municipal, ONGs e profissionais que atuam nessa área.

    Segundo o Delegado Rubens César, além de Avaré, o SEPA atuará nos demais 16 municípios vinculados à Delegacia Seccional. Para isso, contará com auxílio operacional do Setor de Investigação da DISE e, quando necessário, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). “O desafio é grande, mas, junto com a rede de apoio, temos condições de dar uma resposta contundente ao crime de maus tratos a animais”, disse.

    (Do Setor de Comunicação Social da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também