• Em plena pandemia, conta de água da Sabesp terá reajuste de 3,4% em agosto

    1288 Jornal A Bigorna 18/07/2020 01:00:00

    As tarifas de água e esgoto ficarão mais caras em São Paulo a partir do dia 15 de agosto. O reajuste aplicado será de 3,4% e foi publicado nesta quinta-feira (16) no "Diário Oficial" do Estado. O aumento vale para todos os municípios atendidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

    A elevação da tarifa afeta cerca de 28,1 milhões de pessoas abastecidas pela Sabesp em todo o estado. Em relação à coleta de esgoto, aproximadamente 24,5 milhões de cidadãos são atendidos pela companhia em São Paulo.

    O aumento na tarifa havia sido anunciado pelo governo estadual em abril e seria aplicado no mês seguinte. No entanto, o reajuste foi suspenso em razão dos efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, o índice de reajuste definido era de 2,5%.

    A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) informa que o novo percentual, de 3,4% é composto pelos 2,5% definidos anteriormente mais um ajuste compensatório de 0,9% em razão do adiamento.

    Segundo a Sabesp, "o reajuste é realizado anualmente para recompor custos e manter o equilíbrio econômico-financeiro, fundamental para a manutenção de um trabalho essencial como o saneamento, além de sustentar os investimentos na expansão dos serviços que precisam chegar a toda a população".

    No fim de junho, a Arsesp publicou uma deliberação na qual prorrogou até o dia 15 de agosto algumas das medidas para mitigar os impactos causados pela pandemia. Entre as ações está a isenção das contas para cerca de 2,5 milhões de pessoas enquadradas na tarifa social.(Da Folha de SP)

    IMAGENS ANEXADAS

    Em plena pandemia, conta de água da Sabesp terá reajuste de 3,4% em agosto
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também