• testando

    EMAPA reafirma status de maior festa de portões abertos do país

    509 Jornal A Bigorna 31/12/2023 09:00:00

    A edição 2023 da Exposição Municipal Agropecuária e Industrial de Avaré (EMAPA) reafirmou algo que todo mundo já sabia: a tradicional feira avareense é a maior festa de portões abertos do país.

    Recorde de público, o show da boiadeira Ana Castela reuniu cerca de 40 mil pessoas no domingo, 10, encerramento da EMAPA.

    Mais eventos

    O ano que termina também foi marcado pela continuidade de tradicionais eventos da Secretaria Municipal de Cultura, como o Arraiá do Nhô Musa.

    A Feira Avareense da Música Popular (Fampop), que comemorou 40 anos em 2023, teve uma programação especial: o encerramento foi feito por ninguém menos que a cantora Ana Carolina.

    Já a Fampopinha Estudantil, que abre espaço para novos talentos da música avareense e regional, provou que veio pra ficar. A segunda edição foi realizada em parceria com a Faculdade Eduvale de Avaré.

    Outros eventos de destaque foram o workshop “Caminhos do Rock”, que trouxe para Avaré especialistas no gênero e estrelas do rock nacional, o Circuito SESC de Artes e o concurso da Rainha da Emapa, além de mais uma edição da Feira do Livro.

    Já ações educativas como o Projeto Guri e as Oficinas Culturais “José Reis Filho” seguiram a todo vapor em 2023.

    Outros projetos como o “Arte no Centro”, que abre espaço para a exposição de artistas locais no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”, foram iniciados este ano.

    Lei Paulo Gustavo

    Em 2023, a Secretaria Municipal de Cultura também realizou oitivas, consulta pública e deu suporte à classe artística durante a implantação da Lei Paulo Gustavo em Avaré.

    A norma federal disponibiliza recursos exclusivamente para o fomento do setor cultural. A estância turística recebeu mais de R$ 700 mil para a realização de projetos já selecionados por meio de edital público.

    Programação de Natal

    Já o final de 2023 também foi marcado pelas atrações especiais de Natal. A programação contou com a chegada do Papai Noel de tirolesa e o presépio articulado em tamanho natural da Casa de Artes e Artesanato “Floriza Souto Fernandes”, entre outras atrações.

    O evento aberto ao público contou com apresentações dos mais diversos segmentos: música, teatro, artesanato, dança, coral, contação de histórias, além de presépio vivo e decoração típica.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também