Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Artigo

Liturgia do André # 47 — Judas traiu Jesus ou Jesus traiu Judas?

Por Jornal A Bigorna 19/04/2025 10:10:00 1938
Liturgia do André # 47 — Judas traiu Jesus ou Jesus traiu Judas?

Senti-me tragado por um pensamento que há  séeculos subverte a ordem local e os costumes do Ocidente religioso.

Quando pela manhã de hoje, li o artigo do sociólogo Valdinei Ferreira falando um pouco de Jesus e Judas, em épocas, onde tudo era modificado conforme as regras e as vontades humanas, principalmente da realeza senti-me um pouco realizado, temos outras histórias escondidas, que hoje, não seriam bem-vindas.

Escreve o sociólogo: “Não há malhação de Pilatos ou do sumo sacerdote Caifás, autoridades que condenaram Jesus à morte. O maior vilão da história é Judas, o amigo que o traiu com um beijo. Ele é o personagem mais abominável da Páscoa cristã. Mas um teólogo está disposto a reabilitar essa figura.

Não imagine Jean-Yves Leloup como um intelectual ateu buscando provocar a fúria dos crentes ao revisar o status de Judas Iscariotes no colégio apostólico. Leloup, além de sacerdote da Igreja Ortodoxa, é tradutor de manuscritos dos evangelhos apócrifos, teólogo, psicólogo e autor de mais de 90 livros sobre espiritualidade cristã.

O objetivo de Leloup não é transformar Judas em herói, mas humanizá-lo. Ele não busca o "Judas histórico", mas o "Judas arquétipo", que simboliza as sombras presentes em cada pessoa e como todos somos capazes de fazer o mal acreditando estar fazendo o bem.

Leloup desenvolve essa reflexão a partir do "Evangelho de Judas", um apócrifo datado do século 4º d.C. Seu objetivo é ampliar a discussão em torno de Judas. Ele quer responder questões como: Judas traiu seu mestre apenas por ganância? E como interpretar o remorso que sentiu —que o levou a devolver o pagamento pela traição e, depois, ao enforcamento?

Diferentemente dos textos canônicos, os evangelhos apócrifos são antigos escritos cristãos que não foram incluídos no cânon bíblico porque não foram considerados pela Igreja como inspirados (quem tinha a capacidade para dizer se tal coisa é inspirada e outra , não?), e, na maioria dos casos, não estavam ligados aos apóstolos ou às primeiras comunidades cristãs.

No "Evangelho de Judas", está escrito que Jesus teria pedido ao discípulo que o entregasse às autoridades que queriam sua morte. Assim, a traição de Judas seria, na verdade, um ato de obediência. E a história não termina aí.

Segundo Leloup, Jesus teria "enganado" Judas por saber que ele era um zelote —integrante de um grupo armado que lutava contra os romanos. Judas teria atendido ao pedido por imaginar que a prisão de Jesus desencadearia um conflito no qual o Messias, entendido como um libertador militar, se revelaria.

Leloup argumenta que, como Jesus não se revelou como líder marcial e, por ocasião de sua prisão no jardim do Getsêmani, não resistiu aos soldados, Judas sentiu-se enganado e traído por Jesus. Entrou em desespero e tirou a própria vida enforcando-se.

Leitores dos Evangelhos canônicos explicam a traição e o suicídio de Judas citando a passagem "Satanás entrou no coração de Judas" (Lucas 22.3). Leloup discorda. Para ele, a palavra Satanás significa "aquele que se opõe" a Deus. Assim, não se tratava do Diabo entrando no coração de Judas, mas de uma escolha consciente: ele assumiu o papel de "adversário" de Jesus ao entregá-lo aos sacerdotes.

Como esse olhar mais complexo sobre Judas pode ajudar cristãos hoje? A resposta vai em duas direções. A primeira é que cada cristão admita seu lado obscuro e reconheça que todos são capazes de traições e equívocos em suas interpretações sobre Jesus.

A segunda: Judas tinha certezas demais sobre quem era Jesus e sobre como Deus agiria na política do primeiro século. É preciso cautela com visões políticas que se baseiam em certezas religiosas absolutas sobre o bem e o mal.”

 

Judas era um Iscariote — A origem exata da palavra é incerta, mas há duas principais teorias sobre seu significado:

Pode indicar que Judas era natural de Queriote-Hezrom (uma cidade na Judeia) ou Queriote (em Moabe).

Alguns estudiosos sugerem ligação com os sicários (um grupo extremista judaico que lutava contra Roma). O nome "Judas Iscariotes" tornou-se sinônimo de traição na cultura ocidental; história deturpada.

Nos Evangelhos que a Igreja dispõe através de seus dogmas, ela não aceita o evangelho de Judas, ele é sempre chamado de "Judas Iscariotes" para diferenciá-lo de Judas Tadeu, outro apóstolo que lutava contra a dominação Romana, conheceu Jesus, e com ele conviveu sempre na esperança de que o amigo pudesse trazer a libertação a toda a Judéia através de uma rebelião. Jesus não queria uma rebelião, pois até no momento de sua prisão, quando Pedro saca uma espada e corta a orelha de um soldado romano, Jesus, o manda parar, justamente quando Judas acreditava que ali começaria a rebelião e a libertação do jugo romano.

Há vários Judas, a Igreja resolveu torná-lo, o mal, afinal, em todo os lugares-fato, sempre tem que a haver os ruins e o bonzinhos; a história modificada para trazer outro entendimento daquela época, que hoje embutiu na cultura Ocidental, evangelhos que só foram aceitos pela santa Madre Igreja, a história foi adulterada.

 

*Por André Guazzelli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Palavra do Presidente – Sincomerciários completa 34 anos de lutas e glórias
4-janeiro-2026 126
Avaré
Curso de operação de drones inicia etapa prática no recinto da EMAPA
4-janeiro-2026 136
Avaré
Prefeitura de Avaré e Secretaria de Turismo esperam grande fluxo de visitantes no feriado no Camping Municipal
4-janeiro-2026 149
Caso de Polícia - SP
Polícia investiga fuga de detento em prisão de regime semiaberto em Iaras
4-janeiro-2026 143
Avaré
Prefeito Roberto Araujo recebe demandas de moradores da região da Represa
1-abril-2026 190
Avaré
Abertura do Campeonato Municipal de Futebol aconteceu no domingo
1-abril-2026 167
Avaré
Atletas de Avaré conquistam pódios no fisiculturismo e levam o nome da Estância ao topo
1-abril-2026 200
Caso de Polícia - SP
PM prende homem em flagrante após disparos de carabina contra casas em Avaré
1-abril-2026 511
Justiça ⚖
SAP ainda não fechou balanço de presos que não retornaram da “saidinha” de março em 2026; Avaré ainda não teve dados contabilizados
1-abril-2026 345
Acidente
Motorista é socorrido com fratura grave após capotar carro em rodovia de Piraju
1-abril-2026 229
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS