• testando

    Obras de posto de saúde no Balneário Costa Azul é destaque em 2023

    581 Jornal A Bigorna 31/12/2023 04:30:00

    Mais uma boa notícia para a Saúde de Avaré. Enquanto 2022 foi marcado pela inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) “Vale do Jurumirim”, o ano que agora termina marcou o início da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Balneário Costa Azul.

    Reivindicação antiga dos moradores da localidade, a obra foi anunciada em fevereiro pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré. A previsão é de que o posto seja entregue em 2024.

    O prédio localizado na Avenida Constelação, nº 100, tem área construída de 251 metros quadrados. Os blocos vão contar com consultórios, farmácia, sala de vacina e sanitários com acessibilidade, entre outros ambientes.

    Outra boa notícia para a população de Avaré foi o novo aparelho de ultrassom do Pronto Socorro Municipal que entrou em operação em junho.

    O equipamento adquirido pela Secretaria Municipal da Saúde ajudou a desafogar a demanda de exames na unidade.

    Hemodinâmica

    Já o Serviço de Hemodinâmica de Avaré, outra recente conquista da Saúde, completou um ano em março deste ano.

    A Hemodinâmica é a área da Cardiologia que diagnostica e trata doenças do coração e dos vasos sanguíneos com o auxílio de cateter.

    O serviço em parceria com a Santa Casa de Misericórdia permite que pacientes de Avaré fiquem menos dependentes de hospitais de Bauru, Botucatu, Jaú e Ourinhos, agilidade que pode significar a diferença entre a vida e a morte.

    Foram realizados 183 procedimentos neste ano, informa a pasta. O morador de Avaré tem o custo coberto pela Prefeitura.

     

    O centro também promove o exame de outras artérias, como as do cérebro e de membros superiores e inferiores.

    Outra importante ação da Saúde registrada em 2023 foi a cessão de uma ambulância semi-nova de sua frota para o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Avaré. O veículo é utilizado para atendimento em atenção básica dentro do município.

    Já o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), antiga Farmácia de Alto Custo, ganhou novo endereço em 2023.

    O atendimento ao público agora é na Rua Santa Catarina, nº 1742, sala 4, ao lado da Farmácia Municipal 24 horas.

    Em 2023, Secretaria Municipal da Saúde deu continuidade à vacinação contra a Covid-19 e unidades da cidade desenvolveram campanhas como Agosto Dourado, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras ações de conscientização.

    Diversos postos continuam oferecendo gratuitamente testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis, entre outras doenças sexualmente transmissíveis.

    Servidor

    Além de benefícios para toda a população, o servidor municipal ganhou uma área específica no site oficial para acesso a documentos do Departamento de Saúde e Segurança do Servidor (DESS).

    O botão disponível em avare.sp.gov.br disponibiliza ficha para exame de saúde periódico e requerimento para solicitação licença por motivo de doença em família, facilitando a vida do funcionário.

    Por meio da Vigilância Sanitária Municipal, a pasta realizou nebulização e outras medidas para mitigar o foco de dengue registrado no início do ano no Bairro Camargo.

    Paralelamente, a Saúde promoveu ações de conscientização em escolas contra o Aedes aegypti, mosquito também responsável pela transmissão de zika e chikungunya.

    Outras medidas tomadas pela Secretaria Municipal da Saúde em 2023 incluem a continuidade de ações que fazem parte da rotina do setor, tais como a contratação de médicos, aquisição de insumos, disponibilização de medicamentos, administração do Pronto Socorro Municipal e transporte de passageiros para tratamento e consultas, entre outras demandas.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também