• testando

    Palanque do Zé #61 - A maior explosão de todos os tempos!

    Palanque do Zé

    1427 Jornal A Bigorna 14/04/2020 13:00:00

    Semana passada o vulcão Anak Krakatoa, que fica na Indonésia, entrou em erupção mais uma vez. Não há registro de vítimas, conforme informado pelo Governo.

    A coluna de fumaça e cinzas subiu mais de meio quilômetro e a explosão pode ser ouvida na Capital do País, Jacarta, que fica a 150 km do vulcão.

    Mas isso é fichinha perto do que aconteceu em 26 de agosto de 1883. Na oportunidade, a explosão foi tão forte, que a ilha onde o vulcão se localizava desapareceu! E essa é considerada a segunda erupção vulcânica mais letal da história e apenas a sexta maior do Mundo.

    Na ocasião, a explosão foi tão grande, que desencadeou outras erupções, que aconteceram durante todo o ano de 1883. No lugar da ilha que abrigava o Krakatoa e que tinha 882 metros de altitude em relação ao nível do mar, surgiu um lago onde hoje vivem várias espécies de plantas e pássaros.

    Atualmente, na região da cratera, há uma nova formação rochosa em crescimento, que já possui mais de 324 metros de altura em relação ao nível do mar. Ela cresce cerca de cinco metros anualmente, o que tende a significar que uma nova explosão de proporções gigantescas pode acontecer um dia.

    Mas voltando ao assunto da nossa explosão, naquele fatídico dia do Século XIX, a sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e causou mais de 36 mil mortos. Pedras enormes subiram mais de 27 km de altitude e o som da maior explosão foi ouvido a cinco mil quilômetros, na ilha de Rodrigues. E não foi pouca coisa, tanto que os moradores da bucólica ilha acharam que havia se iniciado uma batalha naval!

    Quem estava bem mais perto do epicentro, cerca de 15 KM quadrados entretanto, não teve a mesma sorte e acabou ficando surdo. Historiadores garantem que o barulho chegou até a Austrália, Filipinas e Índia.

    Apesar de estarmos todos oficialmente impressionados até aqui, calma que ainda tem mais! Com tanta poeira e cinzas circundando o Planeta por causa dessa explosão, houve uma queda na temperatura global de cerca de 1 grau célsio. Isso sem contar que o nascer e pôr do Sol ficaram com tons mais avermelhados e roxos por cerca de um ano e meio.

    E, para finalizar, como não poderia deixar de ser, em razão da explosão, tsunamis foram registrados em diversos pontos da Terra, o que ceifou a vida de milhares de pessoas.

    Tudo bem. Não posso terminar essa coluna sem sanar sua curiosidade. Lá em cima falei que a explosão do Krakatoa, em 26 de agosto de 1883, foi apenas a segunda mais letal da história. Mas então qual foi a pior erupção vulcânica da história?

    Foi a do monte Tambora, também na Indonésia. Sim, o lugar lá não é muito amistoso... Essa erupção aconteceu em 1815 e matou mais de 100 mil pessoas.

    Ela foi tão grande, que lançou colunas de chamas com 40 km de altura. A ilha de Sumbaya, onde se localiza o vulcão, e tudo o que fica a 600 km quadrados de distância do ponto zero foi encoberto pelas cinzas.

    O calor causou tamanho desequilíbrio ambiental, que um furacão surgiu e arrastou casas para o mar, onde se formaram tsunamis de 5 metros de altura.

    Muitas das vítimas morreram queimadas, mas a maioria sucumbiu à fome e por doenças oriundas do evento. Especialistas no assunto acham que antes dessa erupção, o Tambora ficou em repouso por cerca de 5 mil anos.

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé #61 - A maior explosão de todos os tempos!
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também