• testando

    Palanque do Zé #64 - A culpa da China no COVID-19 começa a aparecer

    1668 Jornal A Bigorna 17/04/2020 20:50:00

    Palanque do Zé

    Você deve se lembrar que no Palanque do Zé de número 57 eu falei que a China deveria ser responsabilizada por toda essa desgraça que o COVID-19 causou.

    O que? Você não leu essa coluna a que me refiro? Então está vacilando! Brincadeira a parte, se você não leu,  clica no link, entenda do que estou falando e depois volte aqui! http://www.jornalabigornaavare.com.br/page/palanquedoze/palanque-do-ze-57-aos-poucos-bolsonaro-vai-afinando-o-discurso

    Então, eis que o Estadão contou uma história bem interessante lá no site deles. A matéria original é do New York Times. Se você se interessar, clica no link que estará no final do texto, mas resumidamente é o seguinte:

    Cerca de 24 meses antes da pandemia de COVID-19 estourar, alguns funcionários da Embaixada dos Estados Unidos foram até alguns laboratórios na cidade de Wuhan, China.

    O que eles viram lá foi tão grave, que fizeram duas advertências oficiais ao Governo Federal Americano, sobre o quanto a falta de segurança nos processos e procedimentos desses locais, que estavam conduzindo estudos de risco sobre coronavírus em morcegos, poderia acabar em tragédia igual a que estamos vivendo em nossos dias.

    Para ser mais exato, as advertências apontavam os pontos fracos de biosegurança e gerenciamento nos laboratórios e que o trabalho realizado sobre coronavírus em morcegos e sua potencial transmissão humana representava um risco de uma nova pandemia semelhante à SARS, que também é um tipo de Coronavírus.

    “Durante as interações com os cientistas do laboratório da WIV, eles observaram que o novo laboratório tem uma séria escassez de técnicos e pesquisadores treinados adequadamente, necessários para operar com segurança esse laboratório de alta contenção”, afirma uma das advertências.

    Mas, talvez você esteja se perguntando: O que os americanos tem a ver com laboratórios chineses? É que eles tinham uma parceria, por meio da Universidade do Texas e de outras organizações dos Estados Unidos. Por essa razão as advertências apontavam que o Governo Federal deveria dar mais apoio ao laboratório de Wuhan, principalmente porque suas pesquisas sobre coronavírus em morcegos eram importantes, mas também perigosas.

    O objetivo oficial da pesquisa era evitar a próxima pandemia do tipo SARS, antecipando como ela poderia surgir. Mas muitos cientistas questionaram os métodos e apontaram que a equipe responsável pelos trabalhos estava correndo riscos desnecessários.

    Vale dizer que desde 2014, o Governo Americano não financia mais pesquisas que objetivam tornar um vírus mais mortal ou contagioso do que já seja. E isso os afastou dos trabalhos em Wuhan.

    “Como muitos apontaram, não há evidências de que o vírus que agora assola o mundo tenha sido modificado; os cientistas concordam amplamente que veio de animais. Mas isso não é o mesmo que dizer que o vírus não veio do laboratório, que passou anos testando o vírus do coronavírus em morcegos e animais”, disse Xiao Qiang, cientista da Escola de Informação da Universidade da Califórnia em Berkeley.

    Processar a China é importante para que eles sejam instados a arcar com o prejuízo financeiro mundial causado por essa lambança. É imprescindível para honrar a memória de todos os que morreram em razão da COVID-19. Mas o principal motivo desse processo ser fundamental, é porque o Governo Chinês se recusa a responder perguntas básicas sobre o coronavírus, enquanto impede o mundo de descobrir se algum laboratório em seu território está envolvido nisso tudo.

    É claro que esse vírus pode ter se espalhado naturalmente, mas nesse processo que eu defendo, eles terão todas as oportunidades de provarem a sua inocência, algo comum nas democracias. Ah, me esqueci que a China, ditadura comunista, não gosta de democracia!

    O fato é um só: A alegação do Governo Chinês, de que o vírus surgiu de um mercado de frutos do mar não é verdadeira. Isso porque o primeiro contaminado com COVID-19 não tinha conexão com o mercado, nem mais de um terço dos casos no primeiro grande surto. Além disso, o mercado não vendia morcegos.

    Outro ponto importante que merece atenção, é o fato de que cientistas, médicos e jornalistas que relataram a disseminação no início do surto simplesmente desapareceram. E o principal laboratório que falávamos acima, foi fechado.

    “A história da origem não é apenas sobre culpa. É crucial entender como a nova pandemia de coronavírus começou, porque isso informa como impedir a próxima. O governo chinês deve ser transparente e responder às perguntas sobre os laboratórios de Wuhan, porque são vitais para nossa compreensão científica do vírus”, disse Xiao.

     

    --- -- ---

    Link do Estadão:

    https://www.google.com/amp/s/internacional.estadao.com.br/noticias/geral,eua-alertaram-para-problemas-em-laboratorio-de-wuhan-que-estudava-coronavirus,70003271776.amp

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé #64 - A culpa da China no COVID-19 começa a aparecer
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também