• Papo com a Magali – Origem, história e curiosidades – Carne suína

    1144 Jornal A Bigorna 22/08/2021 20:10:00

    Olá queridos, hoje nosso assunto e sobre carne de porco. Uma carne forte, porém, deliciosa, principalmente quando temos indicações. E logo abaixo após algumas informações, segue uma deliciosa receita. Confira!

    Sabia que o porco tem uma história marcante em várias civilizações? Eles foram um dos primeiros animais a serem domesticados pela humanidade, há mais de dez mil anos. Imagens em esculturas e baixos relevos feitos comprovam, por exemplo, que povos do Oriente Próximo já apreciavam os suínos.

    Os porcos também tinham muito prestígio entre os gregos. Considerados os melhores entre todos os animais, eram sacrificados e ofertados aos deuses da mitologia grega para agradar as divindades.

    Parte importante da nossa culinária, as receitas com carne suína podem fortalecer nossa saúde, uma vez que esse alimento é rico em vitaminas do tipo B12 e B6 (importantes para o sangue e o cérebro), Fósforo (bom para o crescimento) e Ferro (importante para respiração celular). 

    Tipos de Cortes de Carne Suína

    Barriga: é o corte que fica depois de se retirar o lombo e a costela. A barriga do porco é muito suculenta e saborosa e fica melhor servida em pedaços menores.

    Lombo: essa é a área que fica no início da perna do porco. Pode ser preparado com ou sem osso, preferencialmente no forno.

    Costela: essa é fácil, né? Grelhada, assada, frita ou cozida, a costela fica gostosa de qualquer forma.

    Bacon: são camadas da pele do porco conservadas no processo de cura e defumação. Os norte-americanos costumam comê-lo com ovos no café da manhã. No Brasil, vai bem na farofa, no arroz e na feijoada.

    Pernil: é o corte mais delgado do porco, ou seja, mais fino. Essa carne é muito consumida nas festas de fim de ano.

    Confira nossa receita que é uma delícia!

    Lombo com maças

    Ingredientes

    3 tabletes de caldo de bacon

    1 xícara de chá de água fervendo

    2 colheres de açúcar mascavo

    1 limão grande espremido

    4 dentes de alhos amassados

    1 xícara de chá de vinho branco

    1 folha de louro

    1 ½ kg de lombo suíno

    3 maças sem casca e picadas.

    Preparo

    Dissolva os tabletes de banco na água e acrescente todos os ingredientes menos o lombo e as maças. Feito coloque o lombo para marinar e deixar por no mínimo 4 horas. Após, aqueça a panela de pressão com 1 colher de sopa de óleo e doure todo o lombo. Em seguida acrescento o tempero e as macas picadas e leve em pressão por aproximadamente 30 a 40 minutos. Retire o lombo, fatie e reserve. Com o caldo morno sem a folha de louro, bater no liquidificador ou com um mix e leve ao fogo para aquecer. Regue sobre a carne fatiada e sirva com um arroz branco e uma salada mista.

    Bom apetite e ate a próxima, um forte abraço da Magali !

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também