• testando

    Polícia Civil de Avaré deflagra operação contra receptadores de fios e cabos

    2330 Jornal A Bigorna 27/07/2023 09:00:00

    A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), deflagrou nesta quarta-feira, dia 26/7, em Avaré, uma operação de combate a receptadores de fios e cabos furtados de residências, imóveis comerciais e também de estruturas da rede de fornecimento de energia elétrica urbana.

    De acordo com a DIG, após inspecionar ambientes onde funcionam “ferros-velhos” e “sucatas”, os policiais civis localizaram mais de 150 quilos de material de origem desconhecida (sem nota fiscal ou documento do gênero), em especial objetos com cobre (fios e cabos) e peças que utilizam o metal como componente predominante.

    Uma equipe da CPFL Energia, concessionária que distribui energia elétrica no município, participou da operação e auxiliou na checagem de pontos suspeitos e identificação de itens subtraídos, entre os quais transformadores e reatores de tensão.  Por conterem grande volume de cobre, esses objetos têm sido alvo constante de criminosos.

    O material foi apreendido e as investigações vão prosseguir. Os proprietários dos locais vistoriados foram notificados a comparecerem a DIG para apresentar documentação fiscal que comprove a origem lícita os objetos, caso contrário poderão responder pelo crime de receptação dolosa, cuja pena é de reclusão, de três a oito anos, além de multa.

    Os fios de cobre são cada vez mais alvos de furto devido ao seu valor econômico e possibilidade de retorno financeiro, tendo em vista que o cobre é um metal muito demandado pela indústria de uma forma geral. 

    É comum que ladrões procurem o material em instalações elétricas residenciais, linhas de transmissão e de sistemas de telecomunicações. A subtração desse material prejudica a prestação de serviço público e a sociedade como um todo. Na outra ponta, receptadores reciclam ou reutilizam esse material furtado, sem questionar a procedência.

    A Polícia Civil lembra que a comunidade pode ajudar no combate a esse tipo de modalidade criminosa denunciando suspeitos através do Disque 197.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também