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    Rede Municipal de Ensino de Avaré celebra importância do folclore

    677 Jornal A Bigorna 27/08/2023 08:00:00

    A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu uma série de atividades para lembrar o mês em que é comemorado o folclore brasileiro.

    O Dia do Folclore é oficialmente celebrado no dia 22 de agosto. Para marcar a data, alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de atividades desenvolvidas no campus avareense do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

    A ação realizada na quarta-feira, 23, é uma parceria entre Educação e IFSP. As crianças assistiram ao teatro “Folclore e o Tal de Lobato” encenado pela Companhia Seres Gigantes e se divertiram com muitas brincadeiras.

    “Além de proporcionar uma tarde diferente aos estudantes, as atividades conscientizam sobre a importância da valorização na nossa cultura”, ressalta a pasta.

    Casa da Leitura

    Além do trabalho sobre folclore desenvolvido paralelamente em escolas municipais, a programação desenvolvida em agosto pela Educação incluiu visitas à Casa da Leitura “Cantinho do Saber”, localizada no Horto Florestal.

    O projeto tem o propósito de motivar estudantes no hábito da leitura, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos.

    Contação de histórias com fantoches, dinâmicas e brincadeiras típicas do folclore foram algumas das atividades desenvolvidas com centenas de alunos durante a passagem pela Casa da Leitura. As crianças receberam lembrancinhas típicas que celebram as tradições brasileiras.

    Auxílio da tecnologia

    O folclore também foi tema de projeto nos laboratórios de informática da Rede Municipal de Ensino.

    Professores trabalharam lendas, parlendas, trava-línguas e brincadeiras folclóricas. Além disso, muitas atividades educacionais foram desenvolvidas com o auxílio de computadores.

    “A proposta é despertar nas crianças uma curiosidade genuína sobre o tema e estimular o interesse pela riqueza cultural de cada região do país, isso tudo utilizando a tecnologia”, ressalta o coordenador Renato Gambini.

     projeto foi desenvolvido com alunos das etapas, Fundamental I e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

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