• Sistema carcerário de SP registra primeira morte provocada pela Covid-19

    2703 Jornal A Bigorna 22/04/2020 01:20:00

    O detento José Iran Alves da Silva, 66 anos, é o primeiro preso a morrer por causa da Covid-19 dentro do sistema carcerário do estado de São Paulo, de acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). Ele morreu neste domingo (19), na Santa Casa de Sorocaba (99 km de SP).

    Quatro presos testaram positivo para o novo coronavírus até esta segunda-feira (20), incluindo Silva, ainda de acordo com a pasta. Outros 51 estão isolados sob suspeita de terem sido infectados pelo vírus.

    Segundo relatado por um agente penitenciário à polícia, Silva teve dificuldade para respirar e foi encaminhado para o Pronto-Socorro de Sorocaba, no último dia 10, onde foi submetido a exames.

    Ele cumpria pena na penitenciária 2 Doutor Antonio de Souza Neto. A reportagem apurou que ele foi preso acusado pela Justiça por estupro de vulnerável e que ingressou no sistema prisional em 19 de abril de 2016.

    O quadro de saúde do presidiário, de acordo com boletim médico, evoluiu para insuficiência respiratória e síndrome gripal. Por causa disso, o detento foi transferido para a Santa Casa da cidade. A data da mudança de unidade não foi informada.

    De acordo com declaração de óbito, assinada pela médica Júlia Brun de Mello, a causa da morte foi o novo coronavírus.

    Até o último dia 17, segundo a SAP, havia 1.711 presos cumprindo pena, em regime fechado, na mesma penitenciária em que Silva estava preso. No local, há 757 vagas. Já no regime semiaberto, há 340 homens para 178 vagas.(DaFolha de SP)

    IMAGENS ANEXADAS

    Sistema carcerário de SP registra primeira morte provocada pela Covid-19
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também