• Suspeito de furtos e extorsões contra idosos é preso pela Polícia Civil

    169 Jornal A Bigorna 06/08/2025 16:30:00

    A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quarta-feira, dia 6 de agosto, em Paranapanema, mandado de prisão preventiva contra um indivíduo de 26 anos investigado pela prática reiterada de furtos, extorsões, invasões domiciliares e constrangimentos ilegais, cujas vítimas eram, em sua maioria, idosos em situação de vulnerabilidade. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal local.

    A prisão decorre de inquérito policial que reúne diversos boletins de ocorrência registrados desde o fim de 2024, envolvendo crimes patrimoniais e violentos. Entre os casos apurados, constam invasões a residências e subtração de valores em dinheiro e objetos pessoais, bem como ameaças e agressões praticadas em via pública. Em todos os episódios, as vítimas relataram medo constante e repetição dos delitos.


    De acordo com a investigação, o suspeito teria invadido, em mais de uma ocasião, a casa de um idoso de 86 anos, de onde subtraiu cerca de R$ 1.700,00 em espécie. Em outro caso, ocorrido na residência de um homem de 71 anos, câmeras de segurança registraram a entrada clandestina do investigado, que, além de furtar roupas e alimentos, chegou a simular portar uma arma, causando temor à vítima.

    Os autos também incluem episódio de constrangimento e injúria contra dois idosos, um de 81 e outro de 80 anos, ocorrido na Praça da Matriz, em maio deste ano. Na ocasião, o investigado e uma comparsa teriam proferido ofensas verbais e insinuado comportamentos vexatórios, além de exigir dinheiro das vítimas. Em outro registro, um idoso de 62 anos relatou ter sido agredido fisicamente e ameaçado de ter a residência “invadida e quebrada” caso não entregasse quantia em dinheiro.

    Diante do conjunto de provas e da gravidade das condutas, o Delegado de Paranapanema, Sérgio Salvador de Andrade, representou pela decretação da prisão preventiva, destacando a “escalada criminosa, a ausência de endereço fixo do investigado e o risco de reiteração delitiva”. A Promotoria de Justiça manifestou-se favoravelmente, e a decisão judicial foi proferida no início desta semana, autorizando o cumprimento da ordem de prisão.

    A captura ocorreu por volta das 10 horas, quando equipes da Polícia Civil e da Guarda Municipal localizaram o investigado no interior de um veículo estacionado em via pública, no centro da cidade. A abordagem foi realizada de forma segura e sem resistência. O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia de Paranapanema, onde prestou interrogatório e passou por exame de corpo de delito.

    No mesmo dia, em cumprimento a mandado de busca e apreensão relacionado ao caso, policiais civis e guardas municipais realizaram diligência em um imóvel na Rua Padre Joaquim Ferreira Inocêncio, onde foram apreendidos três aparelhos de telefonia móvel. Os celulares serão submetidos a análise pericial para verificar eventual vínculo com os crimes investigados.

    Após os procedimentos de praxe, a prisão foi comunicada ao juízo competente e o investigado permanece à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia e remoção para uma das unidades do sistema penitenciário estadual.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também