• testando

    Unimed Avaré realizou campanha Novembro Azul para alertar sobre o câncer de próstata

    611 Jornal A Bigorna 07/12/2023 09:00:00

    Com o objetivo de promover o debate público sobre a saúde do homem, alertando a respeito do câncer de próstata, a Unimed Avaré aderiu à campanha Novembro Azul, que incluiu ações para conscientizar a população masculina sobre a doença e incentivar a realização de exames de rastreio (PSA).

     Durante o mês de novembro, o Laboratório Unimed ofereceu descontos no exame de PSA para homens com idade acima de 40 anos, beneficiários da Cooperativa ou não. Quem fez o exame pôde concorrer a um sorteio de uma cesta com produtos de cuidados pessoais masculinos, fornecida pela Farmacia Unimed.

    “Além disso, desenvolvemos um trabalho nas redes sociais para conscientizar os homens sobre a importância do rastreamento do câncer de próstata e desmistificar os cuidados com a região, como a realização do exame de toque”, informa Aldemir Soares, coordenador de comunicação da Unimed Avaré. Aldemir ressalta que as orientações mais recentes do Ministério da Saúde indicam que exames de rastreio (sem sintomas ou sem fazer parte de grupos de risco) devem ser feitos apenas após conversa e decisão conjunta de médico e paciente.

    Importância do cuidado da saúde masculina

    Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, em 2022, o câncer de próstata foi responsável por cerca de 71,7 mil casos, representando três a cada 10 homens com câncer no Brasil. Por conta disso, atualmente, é o que tem a maior incidência sobre a população masculina.

    Diante desse quadro, a campanha Novembro Azul orienta para que sejam abandonados estigmas e mitos relacionados ao acompanhamento médico e à realização do exame de toque retal, procedimento simples, rápido e indolor. Dessa forma, é possível prevenir o câncer de próstata e fazer o diagnóstico precoce da doença.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também