Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Considerado o maior museu de música do mundo, Hard Rock Cafe mantém peças icônicas

Por Jornal A Bigorna 31/08/2020 13:10:00 1243
Considerado o maior museu de música do mundo, Hard Rock Cafe mantém peças icônicas

Cultura

 Pouca gente sabe, mas a rede Hard Rock Cafe é considerada o maior museu de música da atualidade. Com mais de 80 mil objetos expostos em suas unidades mundo afora, a companhia tem uma série de normas relacionadas à aquisição, distribuição e segurança do acervo. Pioneira na história recente da marca no Brasil, a unidade de Curitiba é a casa de itens usados por John Lennon, Rihanna, Elton John, Keith Richards, David Gilmour, Lenny Kravitz e outras celebridades.

A maioria absoluta das peças expostas são de propriedade da corporação mundial, que as adquire por meio de doações ou compras (diretas e em leilões). "Quando uma nova unidade Hard Rock Cafe é instalada, a rede faz uma curadoria baseada no comportamento musical e cultural daquela região. A partir disso começa a ser montada a exposição permanente daquele Cafe, com a participação também da direção local", conta Brunno Kukulka, responsável pelo HRC Curitiba.

A cessão dos itens para cada unidade é realizada a partir de um contrato de aluguel e a cada cinco anos é feita uma proposta de rodízio das peças a partir de uma nova curadoria. "Uma peça daqui pode ir para um HRC na Europa e outra pode vir de Dubai para cá, por exemplo", conta ele.

As medidas de segurança são rigorosas. "Ao mesmo tempo em que as roupas, instrumentos, discos e tudo mais ficam totalmente acessíveis ao público - o que é mágico – é praticamente impossível abrir os boxes de acrílico onde estão armazenados. Pouquíssimas pessoas têm as chaves que dão acesso direto às peças e elas raramente são usadas", revela Kukulka.

Acervo em Curitiba

Segundo Kukulka é comum que fãs mais aficionados entrem no Hard Rock Cafe Curitiba e, antes de qualquer coisa, peçam para serem levados até um item específico da exposição. "Temos uma área especial com peças do Michael Jackson, por exemplo, e ela é uma das mais procuradas pelo público".

Outro destaque é o macacão utilizado pela cantora Rihanna e que tem uma história interessante. "O item foi utilizado em um show. Naquele dia, logo após a apresentação, seu produtor avisou que ela tinha vestido o macacão de trás para frente, no que recebeu a resposta 'Eu sou a Rihanna, uso como quiser'. E não à toa instalamos o macacão da mesma forma que ela escolheu usar", relata o diretor.

Também está em Curitiba o terno utilizado por John Lennon no episódio em que o artista soltou a polêmica frase "os Beatles são mais populares que Jesus", despertando a ira de milhares de pessoas em todo mundo e gerando uma enorme controvérsia. 

Falando em polêmica, a própria exposição do HRC tem algumas. "Uma das nossas peças mais visitadas é um figurino muito famoso da Britney Spears. Apesar de ter uma legião de fãs no mundo todo e estar em diversas listas dos maiores artistas da atualidade, ainda há quem questione essa presença pop em uma exposição de rock. Costumo responder que nós tocamos o que as pessoas querem ouvir, trazemos o que as pessoas querem ver, e sabemos que existem muito mais fãs do que críticos da Britney. É inegável que ela é um nome importante na história do showbiz", finaliza.

 

O Hard Rock Cafe Curitiba fica na Rua Buenos Aires, 50. Mais informações em https://www.instagram.com/hrccuritiba/, pela fanpage da casa e no Whatsapp (41) 98784.3635

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Administração Pública
Gestão Roberto Araujo, com apoio incondicional do Deputado Major Mecca, inicia obra histórica contra alagamentos no centro de Avaré
5-agosto-2026 155
Avaré
Associação Nacional do Cavalo de Rédeas doa cestas básicas ao Fundo Social
5-agosto-2026 91
Avaré
Triturador móvel de resíduo vegetal inicia trabalhos no Costa Azul
5-agosto-2026 79
Avaré
Mulher morta a tiros por policial era conhecida por atuação na causa animal
5-agosto-2026 193
Polícia
Coronel Salomão assume o Comando de Policiamento do Interior-7
5-agosto-2026 88
Avaré
Ginásio Kim Negrão tem aulão gratuito de ritbox e zumba neste sábado, 9
5-junho-2026 548
Avaré
Casas que ofereciam riscos à população são derrubadas em Avaré
5-junho-2026 547
Caso de Polícia - SP
Policial Militar é preso após matar mulher a tiros no bairro Costa Azul, em Avaré
5-junho-2026 23232
Justiça ⚖
Justiça bloqueia fundos ligados a Beto Louco e Primo sob administração da Genial Investimentos
5-junho-2026 1700
Nacional
TCE vê suspeita em compra de câmeras sem licitação para Muralha Paulista
5-junho-2026 1156
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS