O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente nacional do PSB, João Campos, nesta terça-feira (10), no Palácio do Planalto, e ouviu um pedido para que o vice-presidente Geraldo Alckmin permaneça no cargo na chapa que vai disputar a reeleição.
O encontro acontece depois de o presidente Lula ter admitido pela primeira vez a possibilidade de Alckmin não compor a chapa em outubro.
Ao fim da reunião, Campos destacou que a manutenção de Alckmin na chapa presidencial é prioridade para o PSB.
"Para o partido é importante a manutenção do vice-presidente Geraldo Alckmin na chapa", disse o presidente do partido. "Ele sabe que para o nosso partido é muito importante essa construção. Tenho certeza que os dois vão construir da melhor forma", concluiu.
Disputa em São Paulo
Na semana passada, durante entrevista ao UOL, Lula afirmou que Alckmin tem um papel a cumprir em São Paulo, sinalizando que deve conversar também com o vice sobre o cenário eleitoral do estado.
O presidente do PT, Edinho Silva, afirmou nesta terça-feira (10) que, na avaliação do PT, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disputará neste ano o cargo que desejar.
"Se ele entender que nas eleições de 2026 o melhor papel que ele pode cumprir é continuar na vice, nós respeitaremos", disse Edinho Silva.
Lula tem intensificado as conversas em torno das eleições em São Paulo, em busca da definição de nomes para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes e também ao Senado.
O presidente tem falado publicamente que espera contar ao menos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, nas negociações em torno do cenário em São Paulo. O presidente recentemente mostrou interesse em negociar também com Alckmin.
Tebet já se colocou à disposição do presidente Lula para se candidatar ao Senado por São Paulo. Segundo a ministra, o presidente deve bater o martelo sobre a situação após o Carnaval.
Tebet atualmente é do MDB, mas não está descartada uma mudança partidária para dar mais peso à disputa em São Paulo.
Um dos partidos que estão na mesa de negociação para uma eventual mudança de partido de Tebet é o PSB.













