Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Artigo

Será que a sociedade realmente aceita pessoas autistas?

Por Jornal A Bigorna 01/03/2026 16:30:00 969
Será que a sociedade realmente aceita pessoas autistas?

Viver com autismo no Brasil — e no mundo — é, para muitas famílias, uma caminhada marcada por conquistas, mas também por batalhas cotidianas. Em 2025, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados inéditos do censo que mostram que 2,4 milhões de brasileiros receberam diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o equivalente a cerca de 1,2% da população — um número que reflete milhões de vidas que já fazem parte da nossa sociedade e merecem respeito e inclusão.

No entanto, a convivência plena nem sempre é uma realidade. Embora faltem estatísticas oficiais brasileiras detalhadas sobre boletins de ocorrência por discriminação específica contra autistas — inclusive por preconceito ou intolerância — sabemos, pela experiência de pesquisas internacionais, que crimes de ódio motivados por hostilidade a pessoas com deficiência são subnotificados em grande medida. Dados de outros países indicam que pessoas com deficiência são alvo de violência e preconceito mais frequentemente do que a população geral, mas muitos casos não chegam a ser registrados por medo, negação ou falhas no sistema de notificação policial.

No Brasil, apesar da ausência de um relatório consolidado sobre ocorrências específicas envolvendo autistas, há caminhos legais claros para combater esse tipo de discriminação. A Lei nº 12.764/2012 — conhecida como Lei Berenice Piana — reconhece legalmente o autismo como deficiência e institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantindo direitos essenciais como acesso à saúde, educação e inclusão social.

Além disso, o Artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) estabelece que discriminar ou humilhar uma pessoa em razão da sua deficiência pode resultar em pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa, aplicável também a pessoas com autismo. A pena pode ser aumentada se o crime for cometido por meio de redes sociais ou envolvendo maior vulnerabilidade da vítima.

Esse arcabouço jurídico deixa claro que maltratar, discriminar, injuriar ou impedir direitos de uma pessoa autista não é apenas uma falta de educação ou sensibilidade — é crime. E mais: em tramitação no Congresso Nacional está o Projeto de Lei 4426/24, que propõe penas ainda mais específicas para crimes motivados por preconceito e discriminação contra pessoas autistas, incluindo injúria, difamação, ameaças e exposição vexatória, com penas de reclusão e multa previstas no texto em discussão.

Mesmo com essas proteções, a realidade mostra que ainda existe muita desinformação e estigma social. Estudos recentes apontam um crescimento exponencial de falsas informações e narrativas prejudiciais sobre o autismo em redes sociais, alimentando preconceitos que podem se traduzir em atitudes discriminatórias e em violência simbólica ou direta contra pessoas autistas e suas famílias.

Se, por um lado, avanços legais representam uma vitória de direitos humanos, por outro, eles não substituem a urgência de uma mudança cultural profunda. A aceitação não se alcança apenas com leis, mas com educação, empatia e inclusão concreta no dia a dia — nas escolas, no trabalho, na mídia e nas relações sociais. A sociedade brasileira tem avançado, mas ainda precisa caminhar muito para garantir que ser autista seja respeitado, valorizado e protegido em todas as esferas da vida.

 

Sobre a colunista:

Marcela Fernanda de Andrade é pós-graduada em Neurociência, TEA, Educação Especial e Inclusiva, com capacitação em TEA pela Universidade de Harvard, Autismo e Síndrome de Tourette pela The American Academy of Pediatrics (AAP). É mãe atípica, estudante de Fonoaudiologia e mestranda em Distúrbios da Fala, Linguagem e Comunicação Humana.

 

Siga o Instagram: @neurofono_marcelaandrade

 

Participe do Canal de transmissão:

https://www.instagram.com/channel/AbYAPzd83WB1n7Gn/

Comunidade WhatsApp Livros e Artigos

https://chat.whatsapp.com/Jd9mgmjvvsoI8ujJgkiMu1

Atenção: Esta é uma coluna informativa. Em caso de dúvidas específicas, procure sempre um profissional qualificado.

Artigo

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Acidente
Mulher fica gravemente ferida após ser atropelada na SP-255, entre Itaí e Taquarituba
16-abril-2026 181
Avaré
Ponte sobre o Rio Novo é reformada com parceria da Suzano Celulose e reforça a força do agro em Avaré
16-abril-2026 210
Esporte
Abertura da Copa Jovens Talentos movimenta Avaré e valoriza o esporte de base
16-abril-2026 197
Política Nacional
Genial/Quaest: Lula tem 37% no 1° turno, seguido por Flávio Bolsonaro com 32%, Caiado com 6% e Zema com 3%
16-abril-2026 168
Política Nacional
Relator vota a favor da PEC 6x1, mas recomenda regra de transição e compensação
16-abril-2026 144
Justiça ⚖
CPI rejeita relatório que atingia ministros do STF após articulação de governo e tribunal
16-abril-2026 181
Avaré
Prefeitura de Avaré anuncia renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária
16-abril-2026 201
Avaré
Obras de acessibilidade do Pesqueiro Municipal estão avançadas
16-abril-2026 143
Cultura
Secretaria divulga artistas de Avaré inscritos no Revelando SP 2026
16-abril-2026 134
Avaré
Avaré se consolida como referência no esporte e movimenta a cidade com grande evento de Jiu-Jitsu
16-abril-2026 154
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS