• testando
    1288 Jornal A Bigorna 14/05/2023 10:00:00

    Artigo

    Escolher uma profissão sempre foi uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa, mas nunca foi tão difícil quanto é hoje. Isso porque, com a evolução da tecnologia e a constante mudança do mercado de trabalho, muitas profissões estão se tornando obsoletas e novas estão surgindo, mas muitas, muitas mesmo estão sendo criadas, tornando a escolha profissional ainda mais desafiadora pela multiplicidade de oportunidades que estão sendo ofertadas, num mundo ainda desconhecido para a maioria das pessoas que estão à busca de seu caminho.

    Muitas das profissões do passado já estão no caminho da extinção, graças à automação e à inteligência artificial. Por exemplo, muitas tarefas antes realizadas por seres humanos, como a fabricação em massa de produtos, já são realizadas por robôs. Isso significa que muitas profissões que antes eram muito valorizadas, como operários de fábrica, estão cada vez mais escassas.

    Por outro lado, novas profissões estão surgindo a cada dia. Com a popularização da tecnologia e da internet, muitas áreas que antes eram pouco exploradas estão se tornando muito importantes. Por exemplo, profissões relacionadas à tecnologia, como desenvolvedores de software, analistas de dados, especialistas em cibersegurança e engenheiros de prompt, estão em alta demanda.

    Outras profissões do futuro incluem aquelas relacionadas à saúde, como enfermeiros e terapeutas ocupacionais, além de profissionais de marketing digital, gerentes de redes sociais e designers de experiência do usuário. Todas essas profissões requerem habilidades específicas que são valorizadas em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

    No entanto, escolher uma profissão baseada apenas em previsões futuras pode ser um erro. Afinal, as necessidades do mercado de trabalho podem mudar rapidamente, e uma profissão que hoje é muito valorizada pode se tornar obsoleta em poucos anos. Por isso, é importante escolher uma profissão que esteja alinhada com os interesses e habilidades pessoais, e que possa ser adaptada às mudanças do mercado.

    Para ajudar na escolha profissional, é importante fazer pesquisas e buscar informações sobre as profissões que mais interessam. Conversar com profissionais da área, participar de eventos relacionados à profissão e fazer cursos superiores e de especialização são algumas das formas de se informar e se preparar para uma carreira de sucesso.

    Logo, escolher uma profissão nunca foi uma tarefa fácil, e isso se torna ainda mais desafiador em um mundo em constante mudança. No entanto, aqueles que estão dispostos a se informar e se preparar para o futuro têm mais chances de sucesso em suas carreiras. As profissões do futuro são aquelas que exigem habilidades específicas e estão alinhadas com as necessidades do mercado, mas escolher a profissão certa envolve também entender os próprios interesses e habilidades, ou seja, é importante se autoconhecer. Desejo sucesso para todos vocês!

    *Marcelo Silva

    Diretor da Faculdade FEAP de Avaré

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também