• testando

    A importância da formação acadêmica para obter remunerações maiores e realizar nossos objetivos

    590 Jornal A Bigorna 28/05/2023 20:10:00

    Temos o direito em sonhar, determinar metas e objetivos e, devemos criar os meios para realiza-los.

    A busca por uma remuneração mais elevada é um dos objetivos mais comum entre muitas pessoas, pois é um dos caminhos pelos quais temos que passar para podermos realizar muitos outros e não há pecado nisso – ganhar mais.

    Devemos apenas definir qual é essa medida, o quanto eu necessito para realizar meus objetivos, porque tudo que é excessivo nos causará algum tipo de problema ou desconforto.

    Bom, para conquistar remunerações mais altas, e aqui estamos falando de remuneração pelo trabalho no sentido amplo, incluindo valores provenientes da atividade empresarial, além de fatores como experiência profissional e habilidades pessoais, a formação acadêmica desempenha um papel fundamental nesse aspecto. Investir em educação é uma estratégia inteligente para quem deseja alcançar um patamar salarial mais alto ou melhorar o desempenho de sua empresa, pois a obtenção de um diploma ou certificado de ensino superior abre portas para oportunidades de trabalho mais qualificadas e bem remuneradas, assim como proporciona melhor visão dos negócios e potencializa a gestão das atividades mercantis, aumentando os lucros.

    No segmento das remunerações salariais, numerosas pesquisas comprovam a correlação positiva entre a formação acadêmica e a uma maior remuneração salarial. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), por exemplo, revelou que indivíduos com nível superior no Brasil têm uma renda média cerca de 144% maior do que aqueles com apenas o ensino médio completo. Esse dado mostra que a educação superior pode ser um fator decisivo na conquista de melhores salários.

    Já na área dos negócios, a formação acadêmica diminui a triste estatística de que 50% dos novos empreendimentos, fecham suas portas precocemente em até 03 (três) anos após o início da atividade.

    Há várias razões pelas quais a formação acadêmica está associada a rendimentos mais altos.

    Principal delas é que, o ensino superior proporciona um conjunto amplo de conhecimentos teóricos e práticos que qualificam as pessoas para desempenharem funções especializadas. O mercado em geral valoriza essa expertise e está disposto a pagar mais por profissionais com habilidades avançadas e conhecimentos atualizados.

    Além disso, a formação acadêmica também contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como pensamento crítico, resolução de problemas e capacidade de análise. Essas habilidades são cada vez mais requisitadas e necessárias no mercado de trabalho e também para quem escolhe o empreendedorismo, principalmente em setores que demandam tomada de decisões complexas e inovação. Pessoas com formação acadêmica sólida tendem a se destacar nesses aspectos, o que se reflete em remunerações mais atraentes.

    Outro fator importante é o reconhecimento social e a credibilidade que a formação de ensino superior confere. Isso ocorre porque pessoas com formação acadêmica, possuem entre suas características o comprometimento, a perseverança e capacidade de aprendizagem. Essa valorização pode resultar em melhores oportunidades ou projetos mais estruturados e, consequentemente, em remunerações mais elevadas.

    É válido ressaltar que a importância da formação acadêmica não se limita apenas ao diploma de graduação. A realização de cursos de pós-graduação, especializações e programas de educação continuada também desempenha um papel relevante na busca por uma remuneração salarial mais alta. Esses cursos complementares ampliam o conhecimento e a expertise das pessoas, tornando-as mais competitivos em um mercado cada vez mais exigente.

    Diante desse panorama, é fundamental que as pessoas reconheçam a importância de investir em sua formação acadêmica para garantir um futuro mais promissor. Ao buscar a qualificação por meio de cursos superiores e complementares, é possível ampliar as oportunidades e aumentar as chances de que tudo o que for fazer dar certo e, claro conseguir uma remuneração melhor e, assim, realizar seus sonhos.

    Portanto, investir na educação é um caminho efetivo para alcançar o sucesso profissional e financeiro.

     

     

    *Por Marcelo Silva

    Diretor da Faculdade FEAP de Avaré

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também